Vamos nos preparar para o Natal? Dicas para e-commerces


Postado em 26/11/2014 por Conteúdo e Cia

Ah, o Natal... aquela época maravilhosa para o comércio, onde o movimento e as vendas aumentam, seja em lojas físicas ou virtuais. O aumento ocorre, principalmente, pela tradição de presentear parentes e amigos e pelo aumento da entrada de dinheiro, oriundo do décimo terceiro salário e férias.

Com isso, é importante você pensar, planejar e executar estratégias de marketing digital focadas para esta época do ano. Mas, você irá perguntar: o que fazer para atrair mais clientes e, consequentemente, mais vendas? Em quais ações investir para trazer resultados que sigam além do Natal?

Pensando nos empreendedores digitais que este post traz algumas dicas de marketing digital para esta época do ano e outras também!

Campanhas pagas

Links Patrocinados

Anúncios no Google Adwords que contenham a palavra-chave Natal convertem devido à segmentação da época do ano. Então, elabore bem sua campanha natalina pensando em que o público irá procurar. E, além do Google, trabalhe também em outras plataformas como Uol e Yahoo.

O Facebook Ads é outra ótima oportunidade para o final de ano! Além de ser a rede mais popular do Brasil em termos comerciais, as pessoas gostam de receber anúncios exclusivos para os seguidores de determinada loja. Então, pense em promoções para seus fãs deste canal.

 

Campanhas orgânicas

É preciso adequar sua loja virtual às buscas orgânicas, implementando algumas ações para aumentar o potencial durante as campanhas de final de ano, em especial, do Natal. Para isto, é fundamental planejar cada ação, desde entender quais produtos estarão em alta no Natal, o perfil do consumidor, com a faixa etária, sexo, renda e preferência do público, até pensar em inovar com outros produtos e serviços que podem agregar ainda mais ao seu comércio.

Comunicação via Landing Page

A comunicação visual e a comunicação emotiva deve ser o foco nas campanhas de Natal. Criar um website ou uma landing page de direcionamento de tráfego é fundamental. Ao utilizar campanhas orgânicas, que podem ser por meio de redes sociais, e-mail marketing ou marketing de conteúdo é fundamental que o público seja direcionado para algo mais interessante que um banner ou uma imagem com link. Assim, uma landing page com o clima natalino faz com seus clientes encontrem nessa página um ambiente apropriado e perceba que foi ao lugar certo para pesquisar produtos e comprar!

Fan page especial

Quem ainda não tem uma fan page no Facebook ou outra rede social como o Google+ e Twitter está perdendo oportunidades, pois uma página direcionada poderá alavancar os resultados do seu comércio eletrônico.

No Facebook, assim como nas outras redes sociais, a interação com os seguidores deve ser prioridade. Promoções que premiam os acessos ou as frases de maior efeito também podem ser pensadas nesta época, bem como promoções exclusivas para os seguidores.

SEO para conversão

Para atrair mais tráfego e clientes, é preciso otimizar as palavras-chave e não se limitar a palavra Natal. Várias expressões natalinas podem ajudar na conversão, especialmente aquelas relacionadas a presentes, amigo secreto e renovação.

Para identificar melhor as palavras-chave que trarão resultados a sua campanha, faça uma pesquisa no planejador de palavras-chave do Google Adwords. Estas palavras podem ser utilizadas também em campanhas do Facebook e em outras redes, pois as melhores rankeadas no Adwords, são também tendência das buscas e dos cliques em outros locais.

 

Independente de utilizar estratégias pagas ou gratuitas é fundamental segmentar por clientes e elaborar uma boa campanha de final de ano. Então, planeje cada etapa da campanha e realize atividades de otimização que as vendas acontecerão naturalmente, para muito além do Natal.

 

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