Tenha um plano de marketing digital para começar com tudo 2015!


Postado em 04/12/2014 por Conteúdo e Cia

Quase início de 2015 e você tem cerca de 1 mês para planejar e elaborar seu plano de marketing digital. Usar novas ferramentas para atrair mais tráfego, inovar no diálogo com seu cliente, engajar mais seu público, fidelizar consumidores e, claro, vender mais e ter resultados reais são metas a serem cumpridas ao longo do ano.

Muitos empresários ainda têm dúvidas sobre como começar e como fazer um plano de marketing que possa gerar resultados. E para ajudar nesta etapa, trouxemos algumas dicas para elaborar um plano de marketing digital arrasador em 2015. Confira!

 

1. Analise seu público

Comece por responder algumas perguntas básicas sobre a sua empresa e seu público:

  • Quem você quer alcançar?
  • Como é este público?
  • Há mais de um público envolvido com sua empresa? Descreva-os!
  • Qual o valor que você pode oferecera este público?
  • Onde você está indo para entregar essa informação?
  • Quem vai gerir o processo?
  • Como você vai medir o sucesso e refinar seus esforços?

Após estas questões respondidas, define-se o foco de direcionamento do seu plano de marketing.

 

2. Registre seu plano

Empresas com destaque na internet têm uma estratégia registrada e documentada e este plano é seguido de perto, sofrendo adaptações de acordo com a análise dos resultados.

Então, defina uma estratégia de marketing digital e de conteúdo para sua empresa, registre-a para que todos envolvidos tenham acesso e consulte-a com frequência.

 

3. Tenha um responsável

69% das empresas que são mais eficazes em marketing de conteúdo possuem uma área estruturada para isto. Esta estrutura varia de uma equipe interna, inclusive uma única pessoa, a agências especializadas, como a Conteúdo e Cia.

Capacitar uma equipe para se dedicar ao marketing digital, ou, no caso de pequenas empresas, uma pessoa-chave, ou ainda contratar uma agência para cuidar de tudo, aumenta as chances de sucesso da sua empresa na internet.

 

4. Defina táticas

Grandes empresas da internet utilizam uma variedade de táticas e plataformas de mídia social e outras estratégias, contando com várias abordagens para atingir e envolver seu público.

Alguns exemplos de táticas:

  • blog
  • white papers ou e-books
  • eventos pessoais
  • webinars
  • vídeos
  • estudos de caso
  • newsletters
  • e canais sociais eficazes, como: LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube e SlideShare.

 

5. Publique regularmente

Grandes empresas com ótimos conteúdos publicam regularmente. Não precisa ser diariamente, mas constante, como semanal ou quinzenalmente.

Para não perder o tempo das publicações, esquecer, ou passar sem publicar, crie um calendário editorial de pelo menos 3 meses ( ideal, 6 meses). Com isso, você poderá ver, ao longo do mês, todos os dias que precisará se dedicar a uma publicação.

Se faltar tempo para sua equipe, terceirize as postagens. Só não pode deixar o blog e as redes sociais desatualizadas.

 

6. Invista recursos financeiros

Empresas com destaque na internet não se destacaram sem um investimento inicial. Estas empresas alocam, em média, 37% dos seus orçamentos de marketing para programas de conteúdo. Então, se você está iniciando na internet, invista da seguinte maneira:

Aposte em links patrocinados (Google Adwords e Facebook Ads) e também em conteúdo. O primeiro traz resultados de curto prazo e o conteúdo no longo prazo, mas com resultados permanentes. Desta forma, pondere a distribuição de uma determinada percentagem do seu orçamento de 2015 para um programa piloto de conteúdo (se você ainda não tiver um) de, no mínimo, 6 meses. Verá como os resultados aparecem.

 

7. Interaja e experimente

Empresas com destaque na internet interagem e experimentam para descobrir novas ideias e processos, visando melhorar e aperfeiçoar as ações que já estão fazendo. Os mais bem sucedidos trabalham em mais de uma dúzia de iniciativas, em qualquer tempo, incluindo a criação de um conteúdo de qualidade, melhorando as taxas de conversão e eficácia conteúdo geral, criação de conteúdo mais visual, analisam o ROI, tentam novamente, e por aí vão decidindo as melhores estratégias. Afinal, é difícil acertar logo na primeira campanha com tantas opções no mundo digital para alcançar o público.

Então, em 2015, teste novos canais, novas táticas e novos conteúdos para atingir seu público.

As pequenas alterações podem produzir grandes resultados!

 

 

Publicado em Marketing de Conteúdo,

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat