Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 - Relatório


Postado em 08/07/2015 por Conteúdo e Cia

É fundamental, em qualquer área, conhecermos as tendências do mercado para acertarmos nas estratégias e planos futuros. No Marketing de Conteúdo não é diferente. Pensando nisto, a empresa RockContent, em 2015, realizou uma pesquisa com 2.233 profissionais da área para identificar como as marcas exploram o tema no Brasil e os resultados foram divulgados em um relatório bem completo.

Tendências de Marketing de Conteúdo

Segundo a pesquisa, 21% das empresas que utilizam a estratégia de Marketing de Conteúdo em seu planejamento são agências de marketing e propaganda, seguidas de empresas de cloud computing/software/saas (12%), consultorias (10%), educação (7%) e comércio eletrônico (7%).

O estudo revela que:

"a maioria das organizações brasileiras dedica menos de 1/4 do orçamento ao marketing de conteúdo. Porém, existe uma previsão de aumento deste orçamento para 2016 e ressalta que as organizações que já dedicam mais de 25% do orçamento de marketing são consideradas mais bem-sucedidas".

Sobre as equipes responsáveis pela área de marketing de conteúdo, 50% dos entrevistados afirmam que mantém de duas a cinco pessoas, 43% conta com apenas um funcionário e apenas 7% possui mais de 5 pessoas na equipe. 

Outros dados apresentados é em relação ao porte das empresas que apostam em marketing de conteúdo: 65% têm entre um e 25 colaboradores, enquanto apenas 9% são de grande porte (com mais de 500 funcionários).

Das empresas entrevistadas, 65% produz conteúdo internamente e apenas 16% tem parcerias com empresas terceirizadas. 57% das organizações participantes publica mais de 5 peças de conteúdo por mês e destas, 26% publica mais de 20 peças mensais. 36% destas peças é para conversão de leads e 34% para atração de visitantes.

O relatório ainda traz ferramentas utilizadas, métricas e os desafios do Marketing de Conteúdo no país.

Vale muito a pena a leitura. A versão completa você pode baixar aqui!

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat