Tendências da comunicação digital no primeiro trimestre 2015


Postado em 04/05/2015 por Conteúdo e Cia

O site Freelancer.com divulgou recentemente um estudo realizado com os profissionais do mundo virtual. São os chamados freelas, que trabalham muito com marketing digital e de conteúdo via internet. Baseado no estudo do portal, é possível traçar tendências relacionadas à área de comunicação online. Vamos a elas.

1. Aplicativos para celular em alta

O estudo registrou cerca de 45 mil projetos relacionados com apps móveis no primeiro trimestre de 2015, um aumento global de 17,4% quando comparado ao último trimestre de 2014.

A dura batalha entre Apple e Android continua. Os trabalhos ligados ao iPhone estão ganhando ritmo, com aumento de 17,7% (12.246 projetos), apesar da Android ainda manter a liderança em termos numéricos, com 14.831 projetos, crescimento de 14,3%.

2. Está diminuindo o ritmo nas redes sociais

O estudo revelou que os profissionais de marketing estão selecionando mais as atividades que realizam nas redes sociais e as plataformas. Projetos da área de Marketing em Social Media cresceram 8%, com 4.650 projetos, mostrando um ritmo mais lento em relação aos trimestres anteriores.

Isto é reflexo da mudança do algoritmo do Facebook, que afetou a apresentação de conteúdo e, consequentemente, gerou um impacto nas ações de marketing, onde os profissionais passavam horas e horas buscando trazer resultados orgânicos na rede.

Mesmo com 1,390 milhões de usuários ativos mensais (Fonte: Facebook, 2014), o Marketing no Facebook baixou em 2%, com 8.468 projetos. Além disso, a rede tem registrado menos pedidos de anúncios e, por isto, subiu os preços da publicidade para compensar.

Os analistas do mercado estão incitando os profissionais a pensarem de forma diferente para não focarem toda a atenção no Facebook e criar suas próprias ferramentas sociais de relacionamento, incentivando as pessoas a interagir com o seu site.

Em 2014, vimos projetos ligados ao Pinterest crescerem acentuadamente graças à perspectiva em torno dos pins pagos e novos recursos para suportar um maior engajamento dos usuários. Mas, no primeiro trimestre, se observa apenas vimos um crescimento lento, de apenas 6%, com 1.745 projetos.

O Twitter teve um crescimento ínfimo, com apenas 0,7%. Isto se deve, em grande parte, pela quantidade de contas falsas, altos níveis de spams (mais de 10%, em relatórios da própria rede) e notícias recentes sobre a má gestão destes spans. O próprio Twitter divulgou que sua média do número de usuários mensais caiu 4 milhões nos últimos três meses de 2014, alcançando 288 milhões de usuários.

O Twitter adquiriu recentemente o app Periscope (para iOS) e isto permitirá que agências de notícias, departamentos de marketing, empresas de viagens, etc, contratem profissionais de qualquer lugar do mundo para transmitir o que está acontecendo nos lugares em tempo real que seja de interesse para envolver os seus potenciais clientes.

3. Marketing de Conteúdo é o top

Outro resultado do estudo mostra que os profissionais de marketing estão mudando o foco para Marketing de Conteúdo. O estudo revelou que o conteúdo está sendo mais valorizado que nunca para direcionar o tráfego e engajar os consumidores.

O alcance orgânico já não é tão fácil - há muito mais diversidade sendo exigida pelo Google e outros buscadores. Em reação às mudanças de engajamento no Facebook e Twitter, estamos vendo um crescimento constante nas empresas de procura por bom conteúdo para ajudar a atrair tráfego, negócios e ganhar visibilidade na busca orgânica através de SEO.

Neste trimestre, também houve aumento de projetos ligados a eBooks (com 43% e 1.943 projetos), Escrita Criativa (41%, com 18.877 projetos), Conteúdo de Textos (26%, com 7.650 projetos) e Ghostwriting (23%, com 8.514 projetos) todos em ritmo acelerado de crescimento. Redação, e-mails marketing, campanhas e websites, também estão em ascensão, com 15%. Acompanhando este aumento, há também alta nos trabalho de revisão de texto, com 20% de crescimento.

4. Mais que uma marca, uma identidade visual

Há também um crescimento significativo de projetos relacionados com o visual de marcas. Identidade Visual Corporativa continua a aumentar, com 37% e 1.953 projetos.

Design de Brochura (23%) e também Design de Logos (18%) também aumentaram.

5. Alternativas ao texto

Revistas audiovisuais e vloggers estão mostrando um aumento como alternativa à narrativa visual. É esperado que a produção de conteúdo de vídeo aumente ao longo de 2015.

No primeiro trimestre, Edição de Vídeo e serviços de vídeo cresceram 15% e 7%, respectivamente, assim como os trabalhos relacionados ao YouTube, que ganharam mais terreno que em 2014, um aumento de 2,8%.

 

Publicado em Marketing de Conteúdo,

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