Sete dicas para vender mais


Postado em 21/01/2019 por Conteúdo e Cia

Bons tempos eram aqueles do primeiro lançamento de Henry Ford, quando automóveis eram uma relíquia e não era preciso fazer qualquer esforço para vendê-los. Nos dias atuais, não há shopping center e market place que dê conta de tantas marcas e tantos produtos. Uma empresa não concorre mais só com aquelas que produzem bens similares, mas com outras tantas que produzem bens que atendem à mesma necessidade.

Como fazer com que sua empresa apareça no meio dessa multidão de marcas? Como ser reconhecido pelo consumidor? Como ser encontrado?

Vamos tentar fugir um pouco dos lugares comuns e entregar ao leitor sete dicas para vender mais. É prudente adiantar que os dias atuais, como os que já se foram, não comportam soluções mágicas. É preciso paciência e ousadia para pesquisar, aprender e dominar as mais diversas técnicas que podem alavancar as vendas de sua empresa.

Vamos as sete dicas para vender mais?

1 – Invista em Marketing Direto, sobretudo na internet

Antes de mais nada, o que vem a ser marketing direto?

Trata-se de uma proposta feita diretamente a um consumidor, com condições especiais, por um prazo limitado. Busca-se, com isso, despertar nesse consumidor o sentimento de urgência.

A questão toda é que esses consumidores que serão abordados pela campanha de marketing direto devem ser selecionados. Qual o critério? Eles precisam ser clientes em potencial da sua marca ou daquele produto. Não adianta gastar cartuchos com as pessoas erradas.

Um bom exemplo disso é o remarketing. Sabe aqueles anúncios que ficam te seguindo na internet nas mais diversas páginas que você visita? Isso acontece porque você teve uma interação com aquele site ou com um determinado produto, como, por exemplo, tê-lo colocado no carrinho e não concluído a compra. Estará configurada uma ação de marketing direto se esse anúncio que persegue você oferecer uma condição especial, como um cupom de desconto ou um brinde relacionado à compra proposta.

A melhor ferramenta da atualidade para fazer marketing direto é o e-mail marketing. Por meio dessa ferramenta, você pode fazer campanhas até mesmo individualizadas para os seus clientes, sobretudo se tiver um bom CRM.

O importante a salientar é que o marketing direto é uma forma eficaz de induzir o consumidor a realizar uma compra que ele já tinha em mente, mas estava postergando.

2 – Invista na fidelização de clientes

Esse é um conceito que precisa ser bem compreendido. Fidelizar clientes é fazer com que eles sempre se lembrem primeiro de você quando precisarem consumir algo que a sua empresa tem a oferecer.

Se você precisa de um empréstimo, vai a uma financeira e recebe um excelente tratamento, rápido, eficaz e carinhoso, é provável que, se daqui a dois anos precisar de um novo crédito, nem cogite procurar outras empresas.

Isso é fidelizar o cliente. Como fazer isso? A resposta é “experiência”. Proporcione grandes experiências às pessoas. Cuide de todos os detalhes, da identidade visual da loja à diversificação dos meios e condições de pagamento. Tudo isso faz parte da experiência positiva do cliente.

O cliente fidelizado custa menos para a empresa do que aquele que você tem que ir buscar na rua pelo colarinho. Além disso, o cliente fiel é um porta-voz da sua marca e, consequentemente, um multiplicador de vendas.

3 – Invista no Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento é a fidelização direcionada. Consiste em identificar os clientes que têm maior valor para a empresa. Deve-se segmentá-los e entregar uma oferta diferenciada. Um cliente altamente rentável merece ser mimado, enquanto aquele que tem alto potencial precisa ser persuadido.

Deve-se, portanto, investir no relacionamento com aqueles clientes com potencial de geração de lucro para a empresa. Com isso, você tem, além de mais vendas, as vendas mais lucrativas.

Veja também o que é Co-Marketing e como sua marca pode se beneficiar dessa estratégia!

4 – Invista no Marketing Digital

O investimento em Marketing Digital é uma necessidade reconhecida por quase 100% dos empreendedores. Isso é muito óbvio. Sabemos que mais de uma centena de milhões de brasileiros estão diariamente na internet. Sendo assim, é preciso que, de alguma forma, nossos negócios também estejam presentes no ambiente digital, seja para fazer venda direta, seja para fazer branding, seja para aprender sobre o cliente, seja, ainda, para alavancar e manter relacionamentos.

5 – Invista em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

A questão que se impõe de forma desafiadora aos empreendedores é como transformar presença digital em vendas. Uma das formas de obter esse benefício é o Inbound Marketing. Essa técnica tem por finalidade fazer com que o seu site seja encontrado pelo seu público-alvo.

O Inbound Marketing fará com que seu site e seus conteúdos sejam encontrados pelos usuários quando os mesmos usarem determinados termos nos mecanismos de busca que se relacionam com o seu negócio. O Inbound, podemos dizer, é o elo entre o problema do consumidor e a solução que você tem a oferecer. Se o consumidor precisa de um arquiteto em Araguaína do Tocantins e você tem um escritório de arquitetura naquela cidade, o propósito é fazer com que seu escritório seja encontrado por esse consumidor quando ele fizer a pesquisa na internet.

Saiba mais como o Inbound Marketing pode ajudar nas suas vendas

Repare que o Inbound estabelece uma forma de abordagem em que o próprio cliente procura pela sua empresa. O Marketing de Conteúdo é uma espécie de isca. As pessoas buscam informações na internet através dos mecanismos de busca. Você entrega essas informações e leva esse consumidor para o interior do seu site, criando uma oportunidade de gerar vendas.

6 – Invista na sua marca

A melhor forma de vender muito e bem é ter uma marca forte. Uma marca que é lembrada por seus aspectos positivos, que está na mente e no coração do consumidor. Investir no estilo e na identidade visual pode não gerar vendas diretas, mas influencia as pessoas. As grandes companhias são aquelas que possuem uma identidade forte na mente das pessoas.

Para ter uma marca poderosa, invista, em primeiro lugar, nos atributos visuais e numa forma única de se comunicar. Conheça bem o seu cliente e molde sua proposta de valor às necessidades, desejos e expectativas dele. Por fim, proporcione a ele as melhores experiências, sobretudo por meio de atendimento impecável.

7 – Entregue valor ao cliente

Essa é a dica final e a mais importante de todas. Se você quer vender mais, saiba para quem você quer vender e saiba tudo sobre quem é esse consumidor. Pesquise suas preferências, suas dores, seus valores, seu estilo de vida e seus hábitos de compra. Tanto mais valor você entregará aos seus clientes, quanto mais você os conheça.

Pesquise, tente inovar, busque posicionamentos criativos e se diferencie na multidão. Fazer isso não é barato nem fácil, mas é o caminho para você vender muito e o seu negócio crescer.

Se você vai aumentar as vendas, prepare-se para administrar a nova realidade!

Leve em consideração que o planejamento estratégico é essencial para que haja lógica naquilo que a empresa pratica. Assim como é fundamental que haja coordenação entre os diversos setores, processos, decisões e ações de sua empresa para que boas ideias sejam transformadas em boas políticas.

Se você deixa de vender porque faltou produto no estoque ou porque os setores da empresa não se comunicam satisfatoriamente, até mesmo o efeito de tudo que será tratado mais à frente será reduzido. A organização e a agilidade na operação são essenciais, o que significa investir em TI de qualidade.

Imagine todas as pessoas dentro da empresa compartilhando as mesmas informações simultaneamente. Pense em como seria se você pudesse ter um controle rigoroso de estoque, da previsão de vendas e do fluxo de caixa da empresa.

Procure saber mais sobre a solução em sistema de gestão empresarial GestãoClick. Já que estamos pensando em aumentar as vendas, é melhor que tenhamos uma estrutura adequada para dar suporte ao crescimento da empresa decorrente desse aumento. O ERP do GestãoClick é capaz de proporcionar leveza à operação e agilidade às decisões, dando suporte e controlando todos os principais processos de sua empresa.

Descubra como aumentar as vendas com um ERP.

Esperamos que as nossas sete dicas para vender mais tenham ajudado. Boa sorte!

 

Este é um guest post e todas as informações e o sistema citado é de responsabilidade da GestãoClick.

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat