Saiba como usar vídeos para aumentar vendas no seu e-commerce


Postado em 28/07/2015 por Conteúdo e Cia

Certamente você já reparou que os vídeos são recursos que ganharam popularidade, mas o uso de vídeos em e-commerce é uma das estratégias menos utilizadas.

Todos sabem que a fotografia do produto em uma loja virtual deve ser adequada e de qualidade para chamar atenção e gerar mais conversões, mas se você quer trazer a sua loja online para o próximo nível e sacudir seus concorrentes, você não pode ignorar os vídeos! Com o objetivo de converter mais, eles são ótimos aliados.

Segundo um estudo do eMarketer, mais de 86% dos internautas brasileiros assistem vídeos online e, de acordo com a comScore, em dezembro de 2014, o Brasil concentrou o maior público de vídeo da América Latina. Percentuais que não podemos desconsiderar.

A seguir, vamos mostrar como usar algumas estratégias de marketing em formato de vídeo, importantes para aumentar suas vendas e a taxa de conversão. 

 

Os vídeos são importantes para seu e-commerce

Os vídeos têm uma incrível capacidade de aumentar as conversões, porque eles ajudam seus potenciais clientes a entender melhor seus produtos, fornecendo todas as informações necessárias de modo visual.

De acordo com a DigitalSherpa, 64% dos visitantes de uma loja virtual são mais propensos a comprar um produto depois de ver um vídeo relacionado. Outro estudo mostra que utilizar a palavra “vídeo” no assunto de um e-mail marketing aumenta as chances de abertura de 7% para 13% e usar vídeos em lead pages pode aumentar a conversão de vendas em 80%. Isto mostra que os vídeos tem o potencial de demonstrar, de forma mais eficaz, um produto, suas características e benefícios e, assim, ajudar na decisão do consumidor.

Há várias razões pelas quais uma estratégia de marketing de vídeo em sua loja online é importante. Aqui estão alguns. 

1. Google considera muito os Vídeos

Na pesquisa orgânica, o Google mostra resultados mistos que incluem vídeos, imagens, notícias, mapas e outros recursos. Tendo vídeos de um produto, sua loja tende a ficar melhor posicionada para este produto, especialmente se nenhum dos seus concorrentes usar vídeos.

Além disso, pesquisas mostram que o Google dá prioridade aos sites que incluem vídeos, o que significa que se você têm vídeos de produtos (também disponíveis no YouTube) garantirá melhores oportunidades para SEO. 

2. Vídeos são Fáceis de serem Compartilhados

Alguns estudos mostram que as pessoas tendem a compartilhar mais vídeos que páginas de texto. Além disso, com certeza seus potenciais clientes ficam mais empolgados em clicar e ver um arquivo de mídia. 

3. Vídeos Atraem

Segundo dados do Youtube, o tempo que as pessoas passam assistindo a um vídeo está aumentando. No e-commerce, ver um vídeo requer pouco esforço em comparação com leituras mais longas com a descrição de um produto. Assim, um vídeo permite que você interaja com o público e evite a perda de informações importantes, que de outra forma poderia passar rapidamente no conteúdo textual. 

4. Mais informações, em menos tempo

Um vídeo tem a capacidade de transmitir grandes quantidades de informação muito rapidamente. Assistir ao vídeo de um produto fornece boa quantidade de informações para o cliente em um curto espaço de tempo, além de apelar para as emoções, que, inconscientemente, o cliente deve sentir em relação a um produto ou a sua marca. 

 

Como as marcas estão utilizando os vídeos em suas estratégias

A principal razão de muitos lojistas não utilizarem vídeos para promover seus produtos é o pensamento errôneo da necessidade de se criar uma ‘obra de cinema’. Na verdade, um vídeo simples mostrando as funcionalidades do produto já é suficiente e pode proporcionar uma vantagem competitiva.

Veja a seguir como algumas empresas têm usado com sucesso vídeos, em vários graus de esforço e complexidade.

Theory11

Estratégia utilizada: Apresentação do produto + Storytelling

Theory11 é uma das empresas que está utilizando muito bem o vídeo para divulgar seu produto. Com alta produção e muito requinte, a marca foca o mistério e atrai a atenção do potencial cliente. É o exemplo perfeito de uma empresa que entende o poder do vídeo, não só para mostrar um produto, mas também para contar uma história.

VAT19

Estratégia utilizada: Entretenimento + Foco no produto diferenciado

VAT19 se auto-descreve como "fornecedora de produtos curiosamente impressionantes" e vende centenas deste na sua loja. Apesar da concorrência, a VAT19 se destaca por meio do uso de vídeos em suas páginas de produtos, incluindo uma televisão educativa e divertida em cada um dos seus itens a venda. Os vídeos da VAT19 variam do estranho e bizarro ao super divertido. Até hoje, a marca já publicou mais de 500 vídeos, acumulando um escalonamento 1,3 milhões de assinantes do YouTube, que recebem os novos vídeos instantaneamente.

Blendtec

Estratégia utilizada: Entretenimento + Foco na força do produto

Lembram do vídeo onde Iphones eram triturados por liquidificadores? Este mesmo! Usar um vídeo para entreter e mostrar a capacidade de um produto fez da Blendtec um sucesso com sua campanha ‘Will It Blend?’. Esta campanha é composta de uma série de vídeos no YouTube, onde a empresa mostra os liquidificadores da linha acabando com vários itens. Atualmente, a série alcançou mais de 800 mil assinantes canal do YouTube.

Luxy Hair

Estratégia utilizada: Tutorial

A estratégia de vídeo para ser eficiente, deve fornecer valor e informações para seu público. A Luxy Hair construiu um negócio incrível utilizando vídeos passo-a-passo no YouTube. O objetivo, desde o início, era para inspirar e educar meninas a terem diferentes penteados. Hoje, o canal tem 2,3 milhões de assinantes. Será que funcionou?

Right Channel Radios

Estratégia utilizada: Produto Comentado / Recomendações

A Right Channel Radios é uma empresa de rádio para caminhões e precisavam se diferenciar no mercado. Optaram pelo vídeo e acertaram em cheio. O vídeo é simples, onde uma pessoa apresenta o produto, comenta suas funcionalidades e dá dicas e recomendações sobre seu uso. Construiu confiança por meio da disseminação da informação.

Labella Mafia Clothing

Estratégia usada: Mostra real do produto

Comprar roupas online é difícil, mas lojas vestuário tem uma boa rentabilidade. A Labella Mafia utiliza pedaços de vídeos para mostrar as suas peças, entendendo como fica vestida em uma modelo de tamanho médio. Isto ajuda na decisão de compra do produto.

Obs: A qualidade da imagem foi reduzida exibição do blog. Para ver a original, clique aqui.

Vintage Frames Company

Estratégia usada: Apresentação em 3D

Esta marca de óculos usa um vídeo diferente. É uma apresentação 3D de seus produtos, utilizando um fundo branco. Isto permite aos clientes visualizar todo o produto a partir de ângulos diferentes. Este tipo de vídeo pode ser produzido no Arqspin ou na Snap36.

Para ver o óculo girando em 3D, clique aqui.

Hard Graft

Estratégia usada: Apresentação prática do produto

Um dos mais simples vídeos de se fazer é mostrar o produto “em funcionamento”. Filmando com um smartphone o vídeo já sai em boa qualidade. Compartilhar este tipo de vídeo foi a estratégia adotada pela Hard Graft. Junto ao vídeo há um link para a página do produto. Simples e eficiente. 

Resumo das estratégias

1. Capacidades do produto

Criar um vídeo para demonstrar a capacidade de um produto e como ele funciona, especialmente se eles são superiores a produtos similares. Além disso, um vídeo pode facilitar a vida do cliente ao ler longas especificações técnicas.

2. Tutoriais

Vídeos com tutoriais ajuda os clientes a resolverem problemas técnicos, de uma maneira rápida e mais fácil que via fotos ou textos longos. O vídeo pode ensinar como seus produtos funcionam, como são instalados ou como utilizar uma função específica, por exemplo.

3. Dicas e recomendações

Você pode usar um vídeo recomendando um produto, mostrando suas vantagens e desvantagens frente a outro para ajudar seus clientes a decidirem. Isto aumenta sua taxa de conversão e reduz a taxa de retorno.

4. Apresentação do produto

Talvez a melhor maneira de começar é com um simples vídeo de seu produto. Ele não precisa ser requintado. Basta que ele apresente de forma adequada um item, mostrando forma, textura, tamanho, dentre outras características.

 

Há muitas maneiras de criar um vídeo, mas primeiro você precisa decidir e planejar o tipo de conteúdo que você deseja produzir. Elaborar um roteiro, treinar, fazer vídeos e ver como ficou e só depois divulgar amplamente.

Vídeos como a da VAT19 são bem elaboradores, requerem atores, um roteiro dirigido, efeitos e investimento, além de demorarem para serem produzidos. Vídeos como o da BLENDTEC podem ser criados mais facilmente, com menor investimento, mas não sem planejamento, roteiro e criatividade. E vídeos como o da Hard Graft são bem mais simples, podem ser criados com um smartphone, mas é preciso caprichar!

Agora que você já sabe as melhores estratégias de vídeo, pegue sua câmera e ação! 

Fonte: Shopify.

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