Redes Sociais e o Inbound Marketing


Postado em 17/08/2016 por Conteúdo e Cia

Quem aí não "dá uma olhadinha" nas redes sociais ao menos uma vez por dia? Este é um hábito consolidade já em praticamente 86% da população que tem acesso à internet. As pessoas permanecem conectadas 24 horas por dia, atualizando as redes sociais, lendo notícias, vendo vídeos e muitas outras atividades para se informar, entreter ou comunicar. Com esta ampla audiência em busca de conteúdo, o Inbound Marketing tem nas redes sociais uma grande aliada.

A ideia principal do Inbound é que os usuários da internet encontrem empresas da maneira mais orgânica possível, ou seja, uma pessoa está navegando pelo Facebook e encontra, coincidentemente, a solução para um determinado problema. Sabemos que isto não é coincidência: são estratégias de marketing digital utilizando as redes sociais.

Redes Sociais como estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, como descrevemos neste outro post, possui quatro etapas principais:

  1. Atrair tráfego de visitantes
  2. Capturar seus contatos
  3. Converter em vendas
  4. Fidelizar clientes

E desde a primeira etapa, as redes sociais são partes fundamentais da estratégia. A todo momento há milhares de pessoas lendo o feed do Facebook, do LinkedIn, do Instagram e de outras tantas redes sociais existentes. Com isto, as redes são poderosos canais para levar conteúdo para a audiência de uma marca.

Ao publicar um post no seu blog, criar um e-book ou qualquer outro conteúdo, é preciso que este material chegue até a sua audiência. E é aí que entram as redes sociais como meios de divulga-los. É onde as primeiras interações com seu público vão acontecer, onde os usuários das redes se tornarão visitas no web site ou nas landing pages.

Como utilizar as Redes Sociais no Inbound Marketing

Primeiramente, sua marca não precisa estar em todas as redes sociais simultaneamente. É preciso saber onde está sua audiência e estar lá também! Digamos que seus usuários são do segmento "faça você mesmo coisas de casa". Sem dúvida nenhuma você precisa estar no Pinterest, porém é dispensável sua presença no LinkedIn. Empresas de B2B devem ter uma atuação mais forte no LinkedIn e não tem motivos de estarem no Snapchat. Cada rede tem seu público principal e é preciso entendê-las para utiliza-las com maior efetividade.

1. Faça o planejamento das redes sociais

O sucesso das ações do Inbound Marketing passa, primeiro, pelo planejamento. A visão sistêmica que o planejamento permite é fundamental para qualquer empresa vincular equipes e integrar estratégias, e não é diferente com as redes sociais.

É fundamental que cada postagem seja estratégica e pensada no público e sua interação.

São as personas que você quer e precisa atingir. Assim, o conteúdo que você produz e compartilha nas redes sociais precisa atrair este público e, para que isso aconteça, planejamento é imprescindível.

Há também personas em diferentes etapas da Jornada do Cliente e o conteúdo precisa atingir todas essas personas e etapas. Integre conteúdo que atraia visitas, capte contatos, esclareça sobre seu produto/serviço, cases de sucesso, entre outros. Essa integração permitirá um alcance maior do seu público.

O planejamento também é fundamental para que você controle a quantidade de posts diários, os conteúdos e temas, visando não exaurir seus seguidores.

2. Alinhe conteúdos às características das redes

Como comentamos acima, cada rede social tem a sua peculiaridade e as pessoas interagem de forma distinta dentro de cada plataforma. Assim, quando for traçar sua estratégia de Inbound Marketing nas redes sociais, leve estas particularidades em conta, alinhando conteúdo para cada canal. 

Pense na linguagem utilizada nas postagens, as imagens escolhidas, os links e hashtags utilizados. Adapte o mesmo conteúdo para as diferentes redes. É fundamental estar alinhado com sua audiência em cada rede específica.

3. Publique regularmente

Manter uma frequência regular deve fazer parte da sua estratégia de Inbound. As redes possuem algoritmos específicos de distribuição de conteúdo orgânico e volume de publicações é um item que agrega. Além disso, é preciso estar sempre publicando conteúdo, em distintos horários, para atingir pessoas diferentes.

Você também pode repostar conteúdos, porém modifique a chamada, as imagens e o título. Isto faz com que as publicações sejam um teste A/B. A que tiver melhor engajamento mostra que é uma linguagem mais assertiva junto ao seu público.

4. Monitore os resultados

As interações nas redes sociais - ou seja, as "curtidas", "comentários" e "compartilhamentos" - mostram o interesse da sua audiência por aquele post. Portanto, monitorar as reações dos seguidores é fundamental para definir novas postagens e os conteúdos de maior interesse, bem como excluir tópicos da abordagem e aprimorar as ações estratégicas.

Resumindo

As redes sociais são importantes canais de contato direto com sua audiência, portanto, imprescindíveis no Inbound Marketing desde a primeira etapa da metodologia. Com o volume crescente de usuários das redes está na hora de usar e abusar das suas páginas e fanpages, mas sempre de forma pensada, estratégica e adequada.

 

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Publicado em Inbound Marketing

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