Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?


Postado em 06/07/2016 por Conteúdo e Cia

O que antes era simples, agora vem se tornando cada vez mais complexo para o entendimento de quem não é da área. Se antes ‘marketing’ era um termo praticamente autoexplicativo, agora existem diversos tipos diferentes dentro dele. Entre segmentos como marketing tradicional, viral, direto, de guerrilha, de e-mail, outbound, etc, dois parecem estar se destacando: o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Eles foram impulsionados pelas possibilidades geradas com o mundo digital, mas a verdade é que eles, definitivamente, não são a mesma coisa.

Essas duas ‘novas’ modalidades de marketing caíram nas graças não só dos profissionais especializados, como também da maior parte das empresas e usuários. Afinal, qualquer um prefere receber informações de interesses e, de certa forma, personalizadas, a se ver imposto às propagandas tradicionais sem poder de escolha.

Mas então, qual a diferença entre um e outro?

Inbound Marketing: adaptar para sobreviver

O Inbound Marketing é uma metodologia que adapta estratégias de marketing digital e vendas para melhor atingir os clientes em potencial de acordo com seus desejos e comportamentos. É a tentativa de se opor completamente ao Outbound, pois ninguém gosta mais de ser interrompido ou incomodado por propaganda não solicitada, como é o caso dos tradicionais anúncios de tevê.

Como nova forma de pensar o relacionamento com o consumidor, o Inbound Marketing procura usar táticas que façam a marca ser encontrada quando usuários procurarem por produtos e serviços oferecidos e conteúdos correlatos. Baseado primariamente no meio digital, procura-se fazer com que os visitantes do seu site ou rede social se tornem mais do que meros ‘espectadores’ do que você posta: eles precisam se tornar ‘leads’, espontaneamente interagindo com a marca ou entrar em contato com a empresa justamente por terem se interessado no que viram.

A partir daí, a intenção é levar cada um desses leads ao ponto de compra via Jornada do Cliente, tornando-os consumidores fieis.

As estratégias de Inbound permitem a formação de base de dados para análise de resultados e tendências - ajudando a se adaptar sempre de forma a ser o que o seu público-alvo quer.
O grande ponto do Inbound Marketing é justamente fazer por merecer a atenção das pessoas e o Marketing de Conteúdo é uma das principais formas de consegui-lo.

Marketing de Conteúdo: oferecendo valor

O Marketing de Conteúdo, por sua vez, tem o nome autoexplicativo: se baseia em gerar conteúdo de valor e relevante para o público-alvo em questão, para assim conseguir atrair e fixar uma audiência que o perceba como autoridade no assunto. Ao atingir esse patamar, naturalmente, boa parcela de quem passa a conhecer a empresa pode se tornar cliente e potencialmente fontes de receita.

Aos poucos, todas as marcas vão percebendo que distribuir conteúdo com o objetivo de oferecer valor ao seu público é uma das melhores formas de se consolidar no segmento de atuação. E esse conteúdo pode vir em forma de blogs, vídeos, podcasts, ebooks, infográficos e até postagens em redes sociais.

Mas, enquanto o Inbound Marketing pode englobar diversas variantes diferentes de marketing, inclusive o de conteúdo, este acaba sendo uma tática em si só.

A união: trabalhando juntos

Como já deu para perceber, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo possuem um ponto fundamental em comum: a ideia de atrair clientes oferecendo algo de valor para as pessoas. E o ideal para qualquer marca é trabalhar com os dois em conjunto - nesse caso, usando a geração de conteúdo como uma das táticas de Inbound ao lado de outras estratégias focadas e adaptadas ao mercado de interesse.

Acreditamos que é impossível trabalhar com Inbound sem usar Marketing de Conteúdo. O conteúdo é o pilar, o carro-chefe de qualquer estratégia.

No final, quem sai ganhando é o público, que passa a receber conteúdo de qualidade nos canais mais específicos, e as marcas que se tornam mais relevantes e conhecidas no mercado.

 

Pronto para dar um Upgrade no seu negócio com o Inbound Marketing?

Cada vez mais o público em geral tem evitado propagandas e anúncios, e estão mais exigentes com produtos e serviços online. Portanto, na próxima vez que for planejar e definir as estratégias de marketing de sua empresa, considere o Inbound Marketing. Se bem feito, o custo é menor e o retorno significante a longo prazo!

 

Para saber mais, acompanhe nosso blog ou assine nossa newsletter abaixo

 

 

.

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat