Por que é importante ter uma Plataforma de Automação de Marketing Digital?


Postado em 13/09/2016 por Conteúdo e Cia

Essa ferramenta pode facilitar sua vida para trabalhar as estratégias de comunicação!

Qualquer um que seja dono de um negócio ou tenha contato com estratégias de comunicação frequentemente já deve ter percebido a importância que o marketing digital possui hoje em dia. Aprender a lidar com as diversas ferramentas existentes para contato online entre empresa e pública - seja web site, email, redes sociais, etc - é fundamental não só para conquistar mais clientes, mas também para fidelizá-los e garantir o retorno deles e sua propaganda boca a boca.

Atualmente, existem maneiras de facilitar o trabalho do profissional de marketing, que muitas vezes pode se encontrar perdido com tantos prazos e deadlines para posts de blog, publicações em mídias sociais, envio de newsletters, entre outras atribuições do dia a dia corporativo. Toda ajuda é bem vinda, e automatizar o processo só agiliza e aumenta a eficiência das campanhas virtuais e a conseguir resultados ainda melhores.

O que são as plataformas de automação de marketing?

Por definição, a automação no marketing digital se refere aos softwares e outras tecnologias desenvolvidas para que os departamentos e profissionais de marketing possam conduzir melhor os diversos canais online, facilitando a vida de quem lida com isso. O objetivo principal, como o nome indica, é deixar no automático as ações de marketing previstas no seu planejamento, principalmente em relação do fluxo de e-mail marketing e captação de contatos, além de relatórios de visitas e conversões, evitando atividades repetitivas no dia a dia através de algumas ferramentas que permitem praticidades como programar postagens e outras coisas do tipo.

Hoje já podemos encontrar programas que ajudam a administrar as diversas tarefas diárias do marketing, aumentando a rapidez e eficácia do trabalho - afinal, não é possível ficar enviando um por um todos os e-mails de fluxo da jornada do cliente a cada contato recebido que baixou uma isca digital, por exemplo.

Por que a automação de marketing é importante?

Como já dito, o benefício mais claro de contar com uma plataforma ou ferramenta de automação de marketing digital é a praticidade do trabalho. Com mais rapidez para elaborar e programar tarefas onde quiser, o profissional pode se dedicar a outras atribuições com mais tranquilidade. Gerenciar essa complexidade de maneira mais prática resulta em objetividade e qualidade, ganhando assim a chance de personalizar melhor o conteúdo produzido com menor chance de erro humano. Basta especificar critérios e determinar tarefas e processos para que o programa interprete e execute.

Mas, é claro que existem outras vantagens bastante interessantes para qualquer negócio, e não pense que é só de gerenciamento de mídias sociais que vive a automação. Ela também permite a mensuração de resultados das ações e campanhas com mais facilidade e rapidez. Essa possibilidade de se integrar com as análises de dados - o famoso ‘analytics’ que tanto aparece no termo em inglês - torna esse tipo de ferramenta ainda mais atrativa para o profissional do meio.

A maioria das plataformas existentes trabalha exatamente com a ideia de mudar o foco do marketing corporativo do outbound, com suas propagandas tradicionais, para o inbound: a geração de interesse e captação de novos clientes de forma mais espontânea - sendo encontrado por eles através de conteúdo de valor na internet e que seja buscado naturalmente pelo público.

Outras tarefas possíveis das plataformas de automação ainda incluem organização de contatos, armazenamento do banco de dados, identificação de forças e fraquezas nas ações, visitas e relatórios de itens cruzados - e tudo com custo menor!

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A automação de marketing digital costuma ser reduzida apenas a gestão mais fácil e prática de ações e campanhas online, mas não deveria. Muita gente que trabalha no setor acredita que essas ferramentas são tudo que basta para conseguir resultados, inclusive novos leads. E não é bem assim: antes, é preciso planejar, estruturar o Inbound Marketing para depois conquistar os leads e trabalhá-los através do funil de vendaspara transformá-los em clientes fidelizados.

Ao se voltar para o potencial cliente, o marketing digital aproveita todas as informações conquistadas sobre ele para entregar exatamente o que procura ou deseja - e no momento certo. Assim, a empresa se torna mais atrativa aos olhos do público, em vez de apenas despejar anúncios não-solicitados, sejam em televisões, jornais ou emails.

Para isso, apostar no inbound e no marketing de conteúdo seguem como formas confiáveis de atrair público na internet e aliando-se a uma plataforma de automação, o sucesso a longo prazo se torna mais provável. Na próxima vez que for planejar e definir as estratégias de marketing de sua empresa, considere o Inbound Marketing vinculado a uma plataforma de automação de marketing. Se bem feito, o custo é menor e o retorno é significante no longo prazo!

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Publicado em Inbound Marketing

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