Pequeno Glossário de Marketing de Conteúdo


Postado em 03/09/2014 por Conteúdo e Cia

Edge Rank? E-book? Social proof? Conversões?

O marketing de conteúdo utiliza muitos termos e siglas vindos do inglês, que deixam nossos clientes com muitas dúvidas sobre seus significados.

Para esclarecer, o post de hoje é um pequeno glossário de marketing de conteúdo, com os principais termos utilizados em nossos posts e serviços.

Vamos lá!

Anchor text: texto de um link para outra página, normalmente, de cor azul e sublinhado.

Automação de marketing: mecanismos que executam ações de marketing de conteúdo de maneira automatizada, como o disparo de e-mails marketing a partir de um comportamento do público de interesse.

Blog: página atualizada periodicamente com posts, geralmente na forma de artigo + imagem, apresentados de forma cronológica. O nome veio da união das palavras inglesas “web” e “log”, como um “diário online”.

Busca orgânica: resultados de uma busca do Google, sendo o tráfego vindo do bom posicionamento orgânico (e gratuito), de acordo com a palavra-chave procurada.

Call to Action (CTA): do inglês, literalmente significa Chamada Para Ação. Aqueles itens que chamam o usuário a realiza uma ação esperada. São os botões, banners ou textos com links, geralmente com verbos no imperativo, como: clique aqui, envie agora, faça sua compra.

Click Through Rate (CTR): número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido.

Conversão: realização de uma ação por parte do cliente que a empresa deseja. Por exemplo: clicar em uma página específica, realizar uma compra, fazer um teste, preencher um formulário, entre outras.

Conversion Rate Optimization (CRO): do inglês, significa Otimização de Taxas de Conversão. Visa aumentar o número de clientes potenciais que realizam as conversões desejadas.

Customer Relationship Management (CRM): do inglês, significa Gerenciamento de Relacionamento com Clientes e se materializam em softwares que oferecem soluções como a organização e armazenamento de informações como conversas, reuniões, etc.

Domínio: endereço principal de um site. Como: www.meusite.com.br

e-Book: do inglês significa livro eletrônico e é o conteúdo aprofundado sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa.

Edge Rank: é o algoritmo do Facebook que define a relevância e quais posts aparecem no feed do usuário. É baseado em 3 fatores: afinidade (interações prévias com a fanpage), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo da postagem (quanto mais antiga, menos aparece).

Google Panda: algoritmo criado pelo Google para analisar a qualidade do conteúdo de um site e inibir conteúdos de baixa qualidade para os usuários.

Google Penguin: algoritmo criado pelo Google para analisar a qualidade dos links de um site, visando inibir a troca de links de baixa qualidade.

Guest Post: post publicado em um blog e escrito por um convidado.

Hard Bounce: falha na entrega de e-mails por uma razão permanente, como um endereço de inexistente.

Hiperlink: conteúdo clicável de uma página que leva para outra página.

Inbound marketing: marketing focado em atrair os potenciais clientes, conquistar confiança e direcioná-los para o momento da venda utilizando a criação de conteúdos relevantes.

Landing Page: do inglês significa Página de Aterrisagem. Qualquer página que serve como porta de entrada de um site. Este termo é muito utilizado para páginas criadas com um propósito específico de conversão.

Layout: desenho de uma página.

Lead: potencial cliente que deixou seus dados em um formulário de conversão, demonstrando interesse pela empresa, produtos ou segmento.

Link Building: processo de conseguir mais links externos para um site.

Links internos: links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo site.

Links patrocinados: publicidade do Google Adwords. São os anúncios pagos exibidos em destaque nas páginas de resultados de uma busca.

Long tail keyword: do inglês, Palavras-chave de Cauda Longa, ou seja, os termos mais específicos e menos concorridos em uma busca orgânica, utilizadas para uma empresa ser encontrada por um nicho específico, por exemplo, casacos masculinos em couro São Paulo, em vez de apenas “casacos em couro”.

Marketing de Conteúdo: produção de conteúdo relevante para um público-alvo determinado, visando a atração de potenciais clientes.

Metadados: dados que dizem para as ferramentas de busca do que trata um site ou página.

Nutrição de Leads: técnica utilizada pela automação de marketing, que envia e-mails a partir da realização de um determinado evento pelo cliente. Por exemplo: envio de e-mails marketing com ofertas de determinado produto após o cliente fazer uma busca pelo produto.

Opt-in duplo: prática de enviar para o usuário um e-mail de confirmação da assinatura.

Opt-in: é a opção de receber informações via e-mail ao inscrever um endereço de e-mail em um formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contato com o usuário.

Pagamento social: é uma forma de disseminação de conteúdo, onde o cliente posta um determinado link nas mídias sociais em troca de uma oferta.

Pagerank: algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10, englobando uma série de fatores como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links, etc.

Pageviews: visualizações das páginas de um site.

Palavras-chave (Key-words): termos ou palavras que resumem o conteúdo apresentado, focando nas buscas orgânicas.

Pay with a tweet (PWAT): sigla em inglês para o pagamento social via Twitter.

Return on Investment (ROI): do inglês, Retorno Sobre Investimento. Relação entre o valor ganho (ou perdido) e o que foi investido em marketing.

Search Engine Optimization (SEO): do inglês, Otimização Para Buscadores). Conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

Segmentação de Leads: segmentação de contatos para otimizar os resultados de ações de relacionamento, como o envio de e-mail marketing.

Social Proof: do inglês, Prova Social. Utilizado no marketing para se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Por exemplo, se uma página é muito curtida no Facebook, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.

Soft Bounce: falha na entrega de e-mails por uma razão temporária, como caixa de e-mails cheia.

Squeeze Page: modelo de Landing Page para captação de e-mails.

Taxa de conversão: percentual de visitantes que realiza a conversão desejada.

Visita: um acesso a um site. Pode haver mais de uma visita em um site, por exemplo, se o visitante fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, são contabilizadas 2 visitas.

Web Analytics: é a atividade de coletar, mensurar, analisar e reportar os dados da internet, para melhorar as ações de marketing.

 

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