Melhores práticas no Google Adwords


Postado em 22/04/2015 por Conteúdo e Cia

O Google Adwords, ou Links Patrocinados, é a publicidade no buscador. É o que deixa sua empresa em destaque. Para quem não está muito familiarizado com o sistema, muitas vezes só precisa de uma ajudinha pra começar o trabalho. São várias as métricas, muitos detalhes, muitas políticas para se conhecer e o tempo, como sempre, é o recurso mais escasso que temos. Então, aí vão algumas dicas interessantes como "boas práticas" para você iniciar um bom trabalho no Adwords.

Organize sua conta

No Google Adwords você acaba entrando e realizando ações toda semana (senão todos os dias), por isto, é preciso organizar sua conta, mesmo que ela tenha hoje apenas 10 palavras-chave. Com o tempo, pode ser que ela venha a ter 50 mil e você se perca no meio de tantas informações. Se seu tempo é precioso, então é melhor organizar sua conta para não perdê-lo depois.

O Adwords se organiza como uma biblioteca. Cada campanha é como se fosse uma estante e cada grupo de anúncio é uma prateleira. Enquanto a estante é o tema abrangente, cada prateleira são abordagens específicas.

Portanto é prático separar suas campanhas por temas, por exemplo:
(Campanha 1) Vestuário Masculino
(Campanha 2) Vestuário Feminino
(Campanha 3) Cama, mesa e banho

Dentro destas campanhas você organiza os grupos de anúncios de forma específica:
(Campanha 1) Vestuário Masculino
- (Grupo de anúncios 1) Paletó
- (Grupo de anúncios 2) Calça social
- (Grupo de anúncios 3) Costume e terno
- (Grupo de anúncios 4) Sapato social
- (Grupo de anúncios 5) Sapato social preto
- (Grupo de anúncios 6) Sapato social marrom

Você pode ter até 20.000 grupos de anúncios por campanha, então não se preocupe com a quantidade.

Grupos de anúncios organizam anúncios, não palavras.

Num grupo de anúncio a estrela principal é o anúncio, pois é ele quem o usuário vai ver. As palavras-chave apenas dão suporte para exibir o anúncio. Crie um arquivo separado com os anúncios antes mesmo das palavras e dos grupos.

Você define que vai mostrar anúncios de "Sapato Social Preto com 10% de Desconto", "Terno com paletó, colete e calça sob medida" e "Sapato social marrom em couro sustentável". À partir destes anúncios você cria grupos para cada um deles e então define quais palavras ativam cada um deles, desde que estejam bem relacionados com o anúncio.

O anúncio "Sapato Social Preto com 10% de Desconto" é fácil de ser encontrado se estiver no grupo "Sapato social". As palavras que melhor representam este anúncio são:
[sapato social preto]
"sapato social preto" com desconto
+sapato +preto

Tendo o anúncio criado antes, você consegue fazer uma lista de palavras bem mais coerentes.

Seja direto

Escreva o que o cliente quer ler (e cumpra depois!). Se uma pessoa digitou "vinho tinto chileno" ela quer ver anúncios sobre vinhos tintos chilenos, não sobre vinho argentino em promoção, nem sobre suco de uva artesanal. Depois de clicar no anúncio o consumidor quer ir para a página onde encontra "vinho tinto chileno", detalhado da melhor maneira possível. Então, seja específico e quanto mais direto, melhor.

Isso funciona para a maioria do comércios na internet, mas obviamente não é uma regra pétrea. Tem alguns setores que precisam de mais informações, precisam educar o consumidor, mais Marketing de Conteúdo antes do anúncio direto. Por exemplo: se seu produto é inovador e é difícil que seus consumidores procurem por ele diretamente em uma busca, aí é sim é preciso "jogar" com palavras-chave para apresentar seu produto como uma solução para determinado problema. Nesse caso, um pouco de conversa antes reforça a importância do seu produto e promove o anúncio de maneira mais adequada.

Use ponto final

O ponto final na primeira linha do anúncio faz ele aparecer estendido caso esteja nas três primeiras posições na busca do Google.

Sapato Social Preto
www.seusite.com.br/sapato-preto
Calçado Social com 10% de Desconto Compre Agora e Receba em Casa!

Sem ponto final na primeira linha seu anúncio acima fica assim, comum, franzino e sem grandes atrativos. 

Experimente e colocar um ponto e a primeira linha vai para o lado do título, separado automaticamente por um hífen:

Sapato Social Preto - Calçado Social com 10% de Desconto.
www.seusite.com.br/sapato-preto
Compre Agora e Receba em Casa!

Que tal? Percebeu a mudança? Ele se tornou um anúncio mais imponente no meio de tantos outros! Portanto lembre-se de utilizar a pontuação.

Índice de qualidade 10/10

Índices de qualidade altos (acima de 7) reduzem o valor do clique que você paga e melhoram o posicionamento do anúncio.

Tenha sempre em mente que o índice de qualidade é uma tentativa de fazer um computador entender se um assunto é relevante ou não. Então, se concentre sempre em ser útil. Pense como seus consumidores. Se seus clientes conseguem fazer tudo o que precisam da melhor maneira possível para encontrar sua empresa, o Google vai identificar isso naturalmente.

Extensões, extensões e extensões.

As extensões contam para aumentar o índice de qualidade e fazer com que o consumidor encontre mais facilmente (e rapidamente) a informação desejada. Além disso, dão um visual diferenciado para seus anúncios. As extensões mais populares são:

Sitelink: links abaixo do anúncio

Padaria do Auau para cães
Anúncio www.padariaauau.com.br 
Biscoitos e bolos artesanais. Seu cão não merece?
Horas - Especiais - Biscoitos - Dietas Especiais

Local: endereço abaixo do anúncio

Sorveteria Paulista
Anúncio www.seusite.com.br
Especialista no sabor pistache.
Estudante, compre um e leve dois.
Avenida Paulista, 123 - São Paulo-SP

Chamada: telefone abaixo da url de visualização

Encanador Casa Limpa
Anúncio www.meusserviços.com.br
(11) 1234-5678
Especialista em encanamentos.
Instalação, reparos e manutenção.

Comentário: texto de terceiros abaixo do anúncio

Caça aos cogumelos
Anúncio www.cogumelos.com
Encontre os cogumelos chanterelle, porcini, ostra com um guia de fungos.
"Impressionante! Levei muitos cogumelos cepe para casa." - exampleblog.com

Frase de destaque: frases sem link abaixo dos anúncios

Acme Electronics
Anúncio www.acme.com
Compre laptops, smartphones, videogames e muito mais na ACME Electronics!
Frete grátis • Atendimento ao cliente dia e noite • Cobrimos qualquer preço

Confira toda a lista de Extensões de Anúncio e saiba como adicionar na sua conta.

As ferramentas estão aí para ajudar.

Você pode comer uma sopa com um garfo, mas é muito mais prático usar colher. Da mesma forma, você pode criar uma lista gigante de palavras-chave para impulsionar seus anúncios, mas é muito mais prático se utilizar uma ferramenta web para identificar as melhores.

Na própria interface do Adwords você encontra diversos utilitários para usar, no menu Ferramentas você pode:

- Ter novas idéias de palavras-chave
- Fazer uma estimativa de volume de pesquisa e tráfego
- Visualizar seu anúncio em tempo real
- Planejar campanhas de display
- Encontrar novas oportunidades automáticas

Use e abuse de todas estas informações.

Saiba o que medir

Bola na rede é gol no futebol. Bola na rede é ponto perdido no tênis. Cada esporte tem uma regra diferente, por tanto cada medida também é diferente.

Para um ecommerce de venda de produto o ROI (retorno de investimento) é a principal métrica para analisar. Se vende bem, está bom.

Para um site de jogos online a principal métrica é o tempo de permanência no site - pois se a pessoa passa mais tempo significa que está jogando.

Para um site de uma ONG querendo divulgar uma ideia, o CTR (taxa de cliques) é a principal métrica, pois significa que as pessoas estão tendo conhecimento da causa.

Três empresas, três medidas diferentes. E para sua empresa, qual(is) métricas são ideais?

Respeito e ética

Este item está por último não porque é menos importante. Muito pelo contrário, é o principal item desta lista.

Respeitar os clientes e a concorrência é o que mantém o mercado equilibrado e seu travesseiro confortável durante a noite para que tenha o sono dos justos. Mas, ao contrário do que muito se pensa, ética é diferente de inação, fazer o que é correto também inclui punir com severidade quem age de forma incorreta. É ético educar quem faz algo errado.

A melhor prática para tudo o que se faz na vida é agir com dignidade, pois o mundo dá voltas e, em períodos de necessidade, ninguém move uma palha pra ajudar uma empresa sacana - mas move mundos inteiros para quem é esforçado e justo. Pense nisto também quando o assunto for marketing digital.

 

O autor do artigo é Henrique Giacomitti, que é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR e trabalha como coordenador de marketing na Rentcars.com. O texto original está aqui.

 

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat