Melhores formas de atrair mais tráfego para seu site ou loja virtual


Postado em 05/11/2014 por Conteúdo e Cia

Dentre os assuntos top do Inbound Marketing, as formas de atrair mais tráfego e gerar mais leads é um dos principais.

Atrair usuários e potenciais clientes para um site é um desafio de quem atua no mercado virtual devido, principalmente, a grande quantidade de conteúdo e marcas em vários canais diferentes na internet. Chamar atenção de um usuário para seu conteúdo e para sua marca é uma tarefa difícil que requer criatividade, qualidade e dedicação.

Além de um conteúdo de interesse para seus clientes, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas e integradas para gerar mais tráfego. Neste post, separei algumas das melhores formas de atrair mais tráfego. Vamos a elas:

 

Marketing de Conteúdo

O conteúdo é o grande responsável por atrair seu público-alvo e fazê-lo engajar com sua marca. É ele que auxilia as vendas fazendo com que o cliente percorra o funil de vendas, transformando um usuário em leads qualificados prontos para compra.

A criação de conteúdo de qualidade e relevante para seu público é uma das maiores e melhores estratégias para atrair tráfego ao seu site.

Bons textos, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros formatos de conteúdo, atrai o público, gera valor e os envolve, criando uma percepção positiva de sua marca e, assim, é possível gerar mais vendas.

O marketing de conteúdo é a estratégia que gera bons resultados, mas deve ser considerada de média a longo prazo.

E se você precisa de alguns resultados mais imediatos, utilize e melhore o conteúdo que você já tem em seu site ou loja virtual. Em sites, foque bem nos produtos e serviços que sua empresa oferece e apresente-os aos seus clientes de uma maneira inovadora e criativa. Chame atenção e mostre realmente que seu produto/serviço é a solução para os problemas de seu cliente.

Em lojas virtuais, descreva bem (e detalhadamente) seus produtos ou serviços. Pense que seus clientes precisam encontrar ali todas as informações necessárias para ele decidir a compra. Então, capriche! Além disso, as imagens devem ser bem trabalhadas para uma melhor visualização do produto. Imagem pode dizer mais que mil palavras, não é isso? Cuide bem do design, isto dá credibilidade (para saber mais sobre Design, leia este post interessante da Cronomídia).

 

Tenha um Blog

E, se você ainda não tem um blog, nunca é tarde para começar. Os blogs acabam sendo uma das estratégias mais eficazes para atrair tráfego, pois oferecem muito conteúdo e chamam a atenção de quem procura esclarecer dúvidas sobre determinado assunto. Por meio de conteúdo relevante e frequente você gera afinidade dos clientes com sua marca. Além disso, o blog pode ser uma porta de entrada para seu site e sua loja virtual.

Pelo blog, também é possível tirar dúvidas, falar das características dos seus produtos de maneira mais informal e trazer muito material educativo sobre seu ramo de negócios.
Então, fique atento ao conteúdo (sempre!), pois ele será responsável por posicionar melhor sua marca em buscas orgânicas, sendo o elemento mais importante para atrair e fidelizar clientes.

 

Publicidade On-line

Se você precisa de resultados a curto prazo, investa em serviços de publicidade on-line usando o Google AdWords, Facebook Ads ou LinkedIn Ads, os conhecidos Links Patrocinados (para saber mais um pouquinho a respeito, leia isto). A divulgação de sua empresa, produtos e serviços por meio de campanhas e anúncios é um ótimo meio de retorno rápido.

Hoje, existem diferentes plataformas e para escolher a melhor para utilizar, é preciso conhecer bem o seu público-alvo e se eles estão nos locais que você irá anunciar. Dependendo do seu nicho e público você pode pensar em: Facebook Ads; Google AdWords; Yahoo! Search Marketing; YouTube; LinkedIn Ads; Twitter; etc. Mas antes, pesquise bem para não investir em publicidade de forma errada e perder dinheiro.

Se você é novo na internet, os links patrocinados são ótima estratégia de investimento para se tornar conhecido. O pagamento por clique é uma forma de gerar tráfego, gastando apenas o valor correspondente aos usuários que foram para seu site, ampliando o alcance da marca.

Ah, e não se esqueça de calcular o retorno sobre o investimento (ROI)!!

 

Redes Sociais

As redes sociais são ótimas aliadas para quem trabalha na internet, afinal de contas quem não as utiliza hoje em dia?

Algumas redes sociais até substituem o SAC de uma maneira mais dinâmica e personalizada. Por isso, a importância de sempre atualizar as suas redes sociais, além responder a dúvidas e comentários no menor tempo possível, pois as redes são instantâneas.

Publique conteúdo de qualidade que gere engajamento dos seguidoresCrie peças exclusivas, textos interessantes, curiosidades, informações,... Peça ações, como “se gostou curta”, “compartilhe com todos”, isto aumenta o relacionamento da marca com seus clientes e potenciais consumidores.

Facebook, Twitter e Youtube são as principais redes no Brasil, mas o Instagram, LinkedIn e Pinterest não podem ficar de fora da estratégia, dependendo, é claro, do seu segmento e público-alvo. E não se esqueça também de criar um perfil no Google+, pode ser que ninguém te siga por lá, mas o Google segue e isto já diz tudo, não é?

 

Estratégias de SEO

Para atrair mais clientes é essencial ter o site ou loja virtual bem ranqueada nos sites de busca, preferencialmente na primeira página dos resultados orgânicos. Para isso, é preciso desenvolver estratégias de otimização de site e de conteúdo que mostrem aos buscadores que seu site/loja é a maior fonte de informações relevantes sobre um determinado assunto, produto ou serviço.

Então, em complemento as estratégias de marketing de conteúdo, mas não menos importante, está o SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, otimização para buscadores. SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google. Aplicando as técnicas, seu site melhora de posicionamento orgânico com acessibilidade e conteúdo, palavras-chave, links e outras práticas.

Para saber mais sobre SEO, leia nosso outro post.

 

Tráfego para seu site não vem da noite para o dia.

É preciso trabalho, dedicação, aplicando várias estratégias e integrando as ações para obter os melhores resultados. As ações de Marketing Digital dão resultado, não só para geração de tráfego, mas também em suas vendas. Por isso, analise bem seu caso e verifique a melhor forma de atrair e engajar o que você tem de mais importante: seus clientes.

 

No seu próximo planejamento, considere o Inbound Marketing para seu negócio. Se bem feito, o custo é menor e o retorno significante a longo prazo!

 

 

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Publicado em Inbound Marketing

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