Horrores, tragédias e catástrofes em marketing digital


Postado em 29/10/2014 por Conteúdo e Cia

Qual o maior fantasma da sua empresa?

Você tem medo de cair no lado escuro do Google?

Teme que seus clientes desapareçam sem deixar pistas?

Tem pavor que o lançamento do seu novo produto seja um desastre?

Medo do mau conteúdo?????

Sim, há muitas histórias horríveis por aí. De trágicas campanhas à catastróficas estratégias de marketing digital... pesadelos que se tornaram realidade para muitas empresas.

Então, em comemoração ao Halloween, o post de hoje traz sábios conselhos sobre como você pode evitar desastres no marketing digital de sua empresa.

Não deixe a ‘bruxa à solta na sua empresa’...

Tragédia 1 - Falta de planejamento

Um dos piores problemas de marketing digital (e também dos mais comuns) é não ter um planejamento para área.
Um plano de marketing digital é fundamental para orientar todas as ações corporativas nos diversos canais on-line. Sem um plano, sua empresa sai vagando pelo escuro e pode se perder em um pântano sem volta.

Conselho de bruxa: faça um planejamento de marketing digital antes de iniciar qualquer ação, ou contrate uma agência para orientar em todo processo. O plano de marketing deve ser detalhado e conter as estratégias a serem utilizadas, as métricas que serão acompanhadas, além de cronograma e orçamento.

Catástrofe 2 - Crer que os Links Patrocinados são a solução de todos os seus problemas

Link Patrocinado, via Google AdWords, é uma ferramenta excelente de divulgação, em especial para quem está começando no mundo virtual e ainda não tem relevância no mecanismo de busca. Ok até aí.
Entretanto, uma catástrofe pronunciada é acreditar que investir apenas em Links Patrocinados fará com que sua empresa tenha sucesso e relevância para sempre.Ledo engano... este é um erro primário de marketing digital.
Os Links Patrocinados servem para apoiar e complementar um planejamento completo, com várias ações estratégicas de marketing digital da sua empresa.

Conselho de bruxa: inclua, com certeza, os Links Patrocinados em seu plano de marketing digital, mas pense sempre em longo prazo, investindo em conteúdo e qualidade e fidelização de clientes por outras estratégias.

Tragédia 3 - Google Analytics é apenas para ter gráficos bonitos

O Google Analytics concentra todas as informações e estatísticas a respeito do tráfego do seu site. A partir destes dados, você pode conhecer melhor o comportamento e as características do seu público, que acessa o site e realiza compras ou outras ações.
Uma tragédia anunciada é não levar em conta todos os recadinhos que as análises das informações do Google Analytics permitem você ter.

Conselho de bruxa: analise com calma e cada detalhe sobre o comportamento e características das pessoas que acessam o seu site, loja virtual ou blog. Com o público bem claro (persona definida), é possível melhor direcionar todas as estratégias de marketing digital.

Catástrofe 4 - SPAM em e-mail marketing

Os e-mails de clientes são, atualmente, uma das maiores riquezas das empresas on-line. É um público seleto que mostrou, em algum momento, grande interesse pelo seu produto, serviço, empresa, informação.
O e-mail marketing, por sua vez, é uma ótima ferramenta para fidelizar os clientes. Entretanto, utiliza-lo como spam, sem segmentação e acompanhamento é uma catástrofe para sua empresa.

Conselho de bruxa: chave do sucesso de e-mail marketing não é a quantidade enviada, mas a qualidade! Segmente seu público pelo interesse e ofereça conteúdo relevante, além de promoções especiais para este consumidor que está bem próximo da sua empresa.

Desastre 5 - Crer que basta ter milhares de fãs e curtidas nas redes sociais

As Redes Sociais, como Facebook e Twitter, são ótimos canais de relacionamento com os potenciais clientes e consumidores e ter milhares de seguidores parecia o segredo para o sucesso da empresa nestas mídias. Puro erro.
O que verdadeiramente importa nas redes sociais é o engajamento do seu público e o retorno que é possível obter com boas campanhas e conteúdo relevante. E isto não é apenas as curtidas! Engajamento real, com cliques e idas para seu site ou blog.

Conselho de bruxa: analise e defina bem as estratégias de campanha e conteúdo das redes sociais. É preciso focar no engajamento dos seus clientes e analisar o retorno deste investimento para sua empresa.

Catástrofe 6 - O anúncio vende por si, não preciso uma boa Landing Page

Palavras-chave analisadas e definidas, com ótimos anúncios espalhados pelas páginas de sites, lojas virtuais e blogs. Muitas empresas acham que isto basta para ter sucesso em vendas. Mas, isto é outra catástrofe e nem precisa ter bola de cristal para prever isso.
O anúncio serve como uma ligação entre o cliente e a conversão, sendo que a maior parte do trabalho de vendas é feito por uma Landing Page bem elaborada e estruturada.

Conselho de bruxa: dedique tempo para criar uma Landing Page de qualidade, onde o layout exibe o mais importante de imediato, não tem poluição visual, o botão de conversão está bem identificado e enfatizando o benefício para o cliente e, um dos pontos fundamentais, é que ela seja adaptada para tablets e celulares, pois os consumidores não são almas penadas sem tecnologia.

 

Para evitar que sua empresa tenha pesadelos e você fique como alma penada tentando achar uma direção, comece planejando bem suas ações de marketing digital, identificando personas (público-alvo) e criando conteúdo e campanhas que atraiam as almas certas para seu negócio!

Com isso, as conversões melhoraram e todos ficam mais satisfeitos com o resultado, sem medo de ficar na escuridão.

Se precisar de uma luz para estes dias obscuros, a Conteúdo e Cia está aqui, sempre! Fale com um de nossos bruxos consultores! Nós já perdemos o medo de fantasmas! Happy Halloween para vocês!

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