eBook como Estratégia de Marketing de Conteúdo


Postado em 14/06/2014 por Conteúdo e Cia

Dentro das estratégias de marketing de conteúdo, o eBook é uma das mais valiosas para gerar leads e fidelizar leitores.

O eBook é um conteúdo diferenciado, mais completo e aprofundado que os posts de blog, e entrega ao leitor um conteúdo mais complexo e integral.

"Conteúdo de qualidade traz leads de qualidade."

 

Vantagens de publicar um e-book

Melhora o posicionamento do site

Um eBook informa e ensina ao cliente temas relativos aos produtos/serviços de sua empresa, se tornando uma fonte de consulta confiável. Um bom exemplo é quando uma empresa expõe um problema do seu cliente e mostra como resolve-lo, aproximando empresa/cliente.

Gera leads

Por se tratar de um conteúdo mais completo e rico de informações, os clientes encontram nisso um benefício, e deixam seus dados em troca. Com isso é possível construir uma lista de pessoas interessadas nos temas relativos a sua empresa, podendo utilizar a lista para e-mails marketing e comunicações focadas.

Links do seu site

Buscando compartilhar o conteúdo encontrado no eBook, muitos clientes compartilham em sites e mídias sociais o seu link, se tornando um viral. Desta forma, eles ajudam a divulgar seu site e atraem mais visitantes.

Mas, para ter sucesso com um eBook, é preciso que o conteúdo e material sejam de qualidade e com informações relevantes para seu público.

 

Criando e divulgando material de qualidade

E-Books são usados como consulta, então as informações devem ser precisas para que o leitor o considere uma referência no tema e dissemine o conteúdo.

Sua linguagem deve ser leve e direta. É preciso ser objetivo e mostrar logo o que interessa, pois o leitor quer informações e soluções rápidas para os seus problemas.

Organize o e-Book de forma que o conteúdo seja atrativo e lógico. Além disso, a forma é importante. Então, ofereça um material bem diagramado, com ilustrações, fotos e gráficos.

O título do eBook é o que vai chamar atenção do leitor para que ele entre no site. É o título que aparece no assunto de e-mails ou posts. Então, pense em algo bastante atrativo, que desperte a curiosidade do leitor.

Depois do material criado, é preciso oferecê-lo em uma landing page (ou lead page) adequada. É importante ter uma página com formulário e call to action bem focado para redirecionar todo o tráfego e ocorrer a conversão. 

O e-book deve ser amplamente divulgado para o seu público de interesse, seja nas redes sociais, via e-mail e com uma campanha no Google Adwords. Planeje, produza e converta!

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