Dicas para escrever posts sem erros de português


Postado em 15/10/2014 por Conteúdo e Cia

Em homenagem ao Dia do Professor, estes mestres que nos preparam para o mercado de trabalho e para vida, fiz um post sobre dicas para não cometer mais erros de português e ter fluência na redação.

Como leitora de vários blogs e sites sobre marketing digital e temas diversos, devido aos clientes da Conteúdo e Cia, me deparo com vários erros de português nos textos publicados.

Erros acontecem, mas alguns refletem na imagem da marca, pois para os leitores parece falta de profissionalismo de quem escreve para o site ou blog.

Então, para reduzir e tentar eliminar os erros do nosso idioma há algumas práticas que podemos realizar. Neste post trouxe algumas dicas. Aí vão elas:

1) Pausa para releitura

Nós teoms a imperssioanate capciadade de ler as paalvras tedno cmoo bsae apneas o seu início e seu fim. Assim, erros de ortografia são bastante comuns.

Então, quando finalizar seu post, pare um tempo e vá fazer outra atividade, pois a mente que produziu o texto já sabe o que quer transmitir e ignora os erros de português. Após este intervalo, volte e leia novamente o texto com atenção!

2) Leia em voz alta

Uma técnica boa é ler em voz alta (sem gritar, mas que fique bem audível e claro para você). Quando lemos e ouvimos ao mesmo tempo, os erros de concordância e repetição de palavras aparecem mais facilmente.

3) Use frases curtas

Problemas de concordância se tornam mais comuns em frases longas. Então, utilize frases mais curtas e objetivas. Com o tempo e experiência as frases vão naturalmente aumentando.

4) Seja simples

Diferentes tipos de leitores acessam sua página, desde os acadêmicos na área aos que buscam aprender sobre o tema. E para que todos entendam bem a ideia transmitida, escreva de maneira simples, pensando sempre em um leitor sem formação no assunto. Assim, todos irão entender claramente.

5) Dúvidas

Uma palavra te deixou em dúvida quanto a grafia correta ou seu significado? Não perca tempo e consulte um dicionário confiável, ele é seu melhor amigo nestas horas. 

Cuide com páginas do Google, pois há muito dicionário de ‘brincadeiras’ por aí.

E a dica do Professor: Leia muito!

Como seu Professor de Literatura falava: a leitura instrui, você aprende mais e novos termos, ganha vocabulário e deixa seu cérebro mais ativo para reconhecer um bom texto.

Leia tudo que estiver disponível: jornais, artigos de blog, livros técnicos, romances, histórias religiosas... qualquer tema te deixa mais informado e, certamente, com maior facilidade de escrever!

E, a estes queridos Mestres: um Feliz Dia do Professor!

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat