Como transformar sua ideia em um negócio?


Postado em 21/03/2018 por Conteúdo e Cia

Muitas empresas costumam iniciar apenas como uma ideia que, aos poucos, vai ganhando corpo e se estruturando até se tornar realidade. Por isso, quem tem uma ideia de negócio não deve menosprezá-la, mas sim, desenvolvê-la, mesmo que não pareça boa o suficiente ainda.

E se você quer saber como transformar sua ideia em um negócio confira neste artigo os seguintes tópicos.

  • Pesquise o mercado, inclusive, a concorrência
  • Tenha total conhecimento do seu público alvo
  • Defina como oferecer o seu produto ou serviço
  • Aposte no marketing digital
  • Invista em tecnologia

Pesquise o mercado, inclusive, a concorrência

O primeiro passo para quem deseja saber como transformar sua ideia em um negócio é avaliar como a sua ideia pode se encaixar no mercado. Para tanto, é preciso pesquisar muito o segmento no qual ela pertence e conhecer a concorrência. Dessa forma, é possível adaptá-la de maneira que se torne mais atrativa e ganhe um diferencial perante os concorrentes.

Essa etapa pode ser a mais trabalhosa, mas é também o momento que a sua ideia começa a ganhar forma. Além disso, é preciso ter em mente que os negócios de sucesso são aqueles que atendem uma ou mais necessidade dos consumidores, por isso, avalie as lacunas do segmento e como a sua ideia pode se destacar.

Tenha total conhecimento do seu público alvo

Junto com a pesquisa de mercado deve-se iniciar a pesquisa referente ao público alvo da sua ideia, ou seja, os consumidores em potencial para adquirirem o seu produto ou serviço. Quanto mais informações você tiver sobre essas pessoas, como a sua faixa etária, gênero, classe social, renda média, hobbies, gostos, preferências, etc, melhor.

Nessa etapa, é possível ainda adaptar sua ideia original de maneira que ela possa atender de modo mais assertivo os seus futuros clientes. Hoje em dia, os novos negócios que surgem costumam se basear na especificidade e não na generalidade. Ou seja, quanto menos você oferecer, mas com maior expertise, melhor. Foco é palavra chave.

Defina como oferecer o seu produto ou serviço

Na sequência do processo de como transformar sua ideia em um negócio, depois de já saber como ela se encaixa no mercado atual e quem são os consumidores em potencial, chega a hora de avaliar a melhor maneira de oferecer o seu produto ou serviço. Ou seja, como você vai vendê-lo? Pela internet? Em uma loja física? De porta em porta?

A internet, atualmente, facilita muito a promoção de produtos e serviços, bem como a sua venda, mas de acordo com o seu segmento de mercado, as formas tradicionais podem ser mais vantajosas. Mais uma vez é preciso avaliar a melhor forma de atingir o seu público alvo, lembrando-se ainda que inovação é um atributo automaticamente atrativo.

Saiba mais em: 8 erros mais comuns na gestão do varejo que você não pode cometer!

Aposte no marketing digital

Depois de transformar sua ideia em um negócio é preciso ainda manter a prática de avaliar quais as melhores alternativas para atingir o seu público alvo e, nessa hora, chega o momento de investir em marketing. Hoje, praticamente todos os negócios se beneficiam do marketing digital, mesmo quem possui loja física.

Afinal, já que grande parte da população se conecta para buscar por produtos e serviços, se a sua marca estiver online, são maiores as chances de ser encontrado por um número maior de consumidores. Aqui vale a máxima “quem não é visto não é lembrado”. Então, nada melhor do que avaliar quais as ações de marketing digital que mais combinam com o seu negócio.

Invista em tecnologia

E para gerir a sua empresa com sucesso, a tecnologia é imprescindível. Mesmo pequenas empresas podem e devem usufruir de todas as vantagens que as ferramentas tecnológicas oferecem. Afinal, atualmente, praticamente todos os empreendimentos, por menores que sejam, devem lidar com um grande fluxo de informações.

Nesse sentido, o software ERP é um aliado para organizar a rotina da sua empresa, tornar a sua equipe mais produtiva e aumentar a conversão e controle de vendas. Isso porque esse sistema de gestão empresarial informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos. Essas vantagens se traduzem em mais trabalho em menos tempo sem perder em qualidade.

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