Como transformar oportunidades da Black Friday em resultados reais


Postado em 28/11/2014 por Conteúdo e Cia

A Black Friday gera vendas e, além delas, vários leads qualificados, ou seja, vários potenciais clientes que entraram na sua loja virtual e se cadastraram, mostrando-se como uma oportunidade de negócios. Esses potenciais clientes podem se transformar em vendas no Natal ou durante todo o ano, tornando-se consumidores fiéis. Para isto, são necessárias ações que cativem este cliente e mostrem o porquê que sua empresa é boa para ele, oferecendo conteúdo de acordo com a Jornada do Cliente, que tragam soluções e valor.

Inbound Marketing e Inbound Sales

O conceito de Inbound Marketing e Inbound Sales surgiu com esta necessidade. Ele é um processo de venda realizado por meio do fornecimento de conteúdo e estímulos aos potenciais clientes (leads qualificados) para que eles realizem a compra, a contratação ou a ação que sua empresa deseja, a partir de educação e visualização de valor no produto ou serviço. Para isto, é necessário utilizar tecnologias, como a do e-mail marketing, para abordar, educar, cativar e estimular o comprador, além de tornar o vendedor um consultor de vendas.

Um estudo realizado pela Velocify, empresa especializada em vendas nos Estados Unidos, mostrou que 60% das empresas que utilizam Inbound dizem que a técnica afeta diretamente a lucratividade e pode aumentar a produtividade da equipe de vendas, além de reduzir custos e fornecer importantes informações de inteligência estratégica para explorar novos nichos de mercado ou alterar o foco de determinado produto ou serviço.

Mas, para que as estratégias de Inbound Marketing tenham sucesso na sua empresa, é necessário que as áreas de marketing e de vendas estejam integradas, falando a mesma linguagem e com o mesmo objetivo final, que é fazer sua empresa ter sucesso.

No caso de lojas físicas há ainda mais uma questão: organização e agilidade no atendimento e processo de vendas. Para isto, utilize um software de gestão de lojas, que deixa as informações em ordem e a tomada de decisão mais simples.

Para ter sucesso no Inbound Marketing

Algumas ações são fundamentais para o sucesso utilizando a metodologia do Inbound:

1. Segmentar

Segmente, classifique a base de leads de acordo com o interesse e passe a oferecer conteúdo relevante por meio de campanhas automatizadas de acordo com a posição que o potencial consumidor se encontrar no funil de vendas. Para isto é preciso definir bem a persona (público-alvo) e seus anseios.

2. Envie conteúdo frequente

A partir da segmentação, envie conteúdo adequado para a pessoa correta, além de anúncios na hora certa para a pessoa certa. Nada de encher as caixas de e-mails dos leads com conteúdo irrelevante para ele. Veja dicas aqui.

3. Cases de sucesso

Mostre para o potencial consumidor casos reais de clientes seus, pois números e resultados concretos vendem muito mais que qualquer imagem ou vídeo bem feito. Por isso, traga as estatísticas, mostre possíveis resultados para o potencial cliente, nunca invente dados e peça sempre autorização para mostrar casos de terceiros.

4. Analise e monitore sempre

É importante que sua empresa tenha um objetivo claro e, com isso, analisar e monitorar taxas de conversão entre as etapas do funil e o aproveitamento dos leads, mostrando quantos e em quanto tempo o potencial negócio se tornou uma venda/cliente.

E lembre-se que o objetivo do Inbound Marketing é ir ganhando o cliente aos poucos e torna-lo um relacionamento de longo prazo. Assim, ações pontuais em uma data como a Black Friday pode trazer resultados por mais tempo!

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