Como reduzir os custos de marketing digital


Postado em 31/07/2017 por Conteúdo e Cia

Fazer mais com menos é ouvido em muitas salas de reuniões em todo o mundo nos dias de hoje e enquanto você pode e deve fazer mais com menos usando a automação para aumentar a produtividade, outro aspecto importante é a maneira de reduzir custos de marketing digital.

Algumas pessoas sugerem que, em tempos difíceis, ganhar o mercado é o objetivo principal e, assim, os gastos com marketing devem ser aumentados e não reduzidos.

Porém as despesas de marketing e os investimentos precisam ser colocados sob o mesmo microscópio de corte de custos e este artigo irá mostrar-lhe como concentrar seus recursos de orçamento onde eles podem obter melhores resultados e assim diminuir os custos de marketing digital.

Maneiras para reduzir os custos de marketing digital

Apare programas

O conceito é facilmente aprendido: solte todas as campanhas - online ou offline - que não ofereçam resultados tangíveis.

Para determinar os programas que fornecem um retorno sobre investimento de marketing, você precisa calcular o custo de aquisição (e manutenção) de um cliente em comparação com o valor incremental que cada novo cliente acrescenta à sua renda.

Não tenha medo de fazer um pouco de matemática de marketing, use números difíceis onde você pode encontrá-los, ou use seu melhor instinto se os números reais não estiverem disponíveis.

Há muitas maneiras de aumentar o ROI, mas um dos mais efetivos é garantir que você esteja direcionando o tipo certo de clientes nos segmentos de mercado certos.

Se você está se perguntando onde você encontra os dados a usar nesses cálculos, ele geralmente vem de três fontes principais:

  • Google Analytics - sem eles você não poderá determinar quais programas são menos efetivos;
  • As ferramentas de automação de marketing adicionam uma visão adicional vital a esses dados - A automação fornece os detalhes que você precisa para rastrear a eficácia de todas as campanhas;
  • Os sistemas de CRM permitem que você registre o valor de oportunidade da perspectiva.

Desta forma, você pode calcular o retorno real do investimento de marketing produzido por cada campanha e, portanto, soltar aqueles que não estão fornecendo um resultado significativo.

Apare recursos

A eficiência de custos é toda sobre o alinhamento, os seus recursos internos estão alinhados com sua estratégia central?

Para determinar o quão alinhado você está, considere implementar um "Painel de Habilidade de Marketing", uma ferramenta de diagnóstico que garante que as habilidades em sua equipe estejam alinhadas com os drivers de crescimento em seus negócios.

Primeiro, mapeie os principais drivers comerciais da sua empresa, como participação de mercado, receita por cliente e fidelização de clientes. Em seguida, destaque suas vendas orgânicas esperadas para os próximos anos, juntamente com qualquer crescimento de novos produtos ou serviços, incluindo suas receitas esperadas e cronograma.

Finalmente, combine esses requisitos com as habilidades de marketing em sua equipe, tanto internas como externas.

Os recursos de marketing que não estão alinhados com a sua estratégia central não são apenas um arrasto sobre a sua rentabilidade, mas eles competem por atenção com recursos que são fundamentais para sua sobrevivência e crescimento. O que você precisa é foco, não distração.

Use um ERP de confiança

Para reduzir os custos de marketing digital você pode começar a trabalhar com um sistema de gestão empresarial totalmente online, e você pode se surpreender com o quão útil a abordagem ERP correta pode ser à medida que cresce seu negócio.

Com essa implementação devidamente ajustada você pode executar de forma mais eficiente e efetiva:

Com um sistema de gestão empresarial você pode analisar a saída não só da sua empresa, mas de todas as suas campanhas, ver o aumento da vendas e gerar relatórios completos.

E pode também ver as informações de seus consumidores de acordo com diferentes nichos como região, idade e sexo e pode adaptar de acordo com seu público-alvo o que melhor funciona para sua empresa, aumentar os lucros.

Podendo dessa forma, ter todas as informações precisas e corretas, sabendo exatamente o investimento e por fim reduzindo os custos de marketing digital.

Dessa forma a Conteúdo e Cia acredita que com o sistema de gestão empresarial correto, você pode aumentar seus lucros e conseguir diminuir os seus custos no final de cada mês, e por isso achar que a Gestão Click deve ser o lugar exato para começar.

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat