Como realizar Ações Promocionais de Sucesso em Datas Comemorativas


Postado em 15/02/2018 por Conteúdo e Cia

O marketing digital é de grande importância para que os negócios possam explorar situações atuais momentâneas para se conectarem com seu público. Nesse contexto, poucos eventos ou ocorrências são mais impactantes do que as datas comemorativas.

Elas unem grandes quantidades de indivíduos em torno de um tema comum, são previsíveis e de fácil exploração. Sendo assim, não existem motivos plausíveis para que seu negócio deixe de utilizá-las como um impulsionador para as vendas.

Vejamos algumas dicas simples que podem ajudá-lo a explorar com muito mais efetividade as datas comemorativas.

# Replique as Estratégias Visuais e a Simbologia

Utilizar as cores e os símbolos das datas comemorativas é uma ótima estratégia para fazer com que as pessoas associem momentos positivos ao seu negócio. Além disso, qualquer divulgação que fale sobre uma festividade específica, ficará muito melhor contextualizada se aplicar elementos que remetam à mesma.

Um anúncio vermelho, com algumas guirlandas e um gnomo, trará grande impacto para o natal, assim como um coelho será de ajuda na páscoa e a serpentina no carnaval. Capriche no design de suas divulgações durante as festividades. Além de chamar atenção, seu público criará associações automáticas do seu negócio com momentos que ele valoriza.

 

# Desenvolva um Calendário de Divulgação

Esta dica de marketing digital vai especialmente para datas comemorativas que envolvam a aquisição de presentes. Seu público se dividirá em grupos que realizam compras em momentos distintos. Você encontrará:

·       Precavidos: realizam as compras com grande antecedência. Tendem a selecionar o produto logo que encontram as primeiras divulgações da festividade. Aqui, em geral, seu desafio aqui é oferecer um bom negócio antes da concorrência.

·       Intermediários: a grande maioria dos clientes. Realizarão as compras quando começarem a perceber a mobilização dos demais. Nesse ponto, já haverá grande concorrência, portanto, o preço e as condições de pagamento apresentarão grande peso na aquisição.

·       Retardatários: estes são aqueles que realizarão as famosas compras de última hora. Pela internet isso é um pouco diferente, uma vez que existe o prazo de entrega envolvido. Assim, a confiabilidade da empresa e o tempo de frete são os aspectos centrais.

Cada tipo de negócio terá esses indivíduos em intervalos de tempo distintos, uma vez que existem muitas variáveis de produto para produto. A grande sacada é fazer esse mapeamento com base em anos anteriores ou em pesquisas de mercado e criar um cronograma de divulgação objetivo.

 

# Prepare a Estrutura do Seu Negócio

Outro fator essencial durante datas comemorativas é ser capaz de atender a demanda. Trata-se de um período crítico na maioria dos casos e cometer um erro pode arriscar a confiabilidade de sua empresa para sempre.

Sendo assim, é essencial que você tenha uma boa gestão da cadeia produtiva, baseada em previsões consistentes de vendas. Isso é especialmente importante no caso do controle de estoque, que garantirá a disponibilidade de produtos para seus clientes.

Além disso, é indispensável o controle financeiro organizado, assim como, um controle das vendas. A questão é que o seu negócio precisa ser estruturado em pilares firmes e, para isso, é importante a gestão de todos os setores.

Isso exigirá maturidade organizacional em termos de integração de setores. Não se trata de uma questão simples, mas que pode ser beneficiada por recursos tecnológicos, como sistema ERP online.

 

# Crie Páginas Específicas

Outra estratégia de marketing digital muito comum para datas comemorativas é a criação de landing pages e hot sites com estratégias visuais, endereços e ofertas específicas. Isso evita a necessidade de modificações no seu site ou blog principal, organiza melhor as promoções e facilita o processo de compra.

Dessa forma, você terá todo o trabalho de criação, mas posteriormente não precisará desfazê-lo para retornar à condição original. Além disso, você aumentará em seu público o senso de algo especial e diferenciado quando direcioná-lo a uma página específica.

             Confira aqui as tendências em web sites para 2018

Se você tem dúvidas sobre a efetividade da estratégia, trata-se de algo com baixo custo e simples de ser testado. Espere a próxima data comemorativa e experimente.

# As Datas Comemorativas e o Marketing Digital

O marketing digital representa uma das atividades-chave de todo negócio da atualidade. Trata-se de um caminho de amplo alcance e disponível para exploração de todo e qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação.

Nesse contexto, utilizar as datas comemorativas reduz drasticamente os custos do marketing digital, uma vez que aproveita situações momentâneas que lhe dizem com clareza no que as pessoas se concentrarão.

Explore isso e sua empresa só terá a ganhar!

 

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat