Como funciona o link patrocinado e quando devo investir


Postado em 14/06/2014 por Conteúdo e Cia

O link patrocinado é a publicidade on-line do Google, isto é, você paga para aparecer bem posicionado em uma pesquisa para determinada palavra-chave.

Como funciona?

Inicialmente, é preciso delimitar seu público de interesse para o anúncio que deseja. Para isso, é preciso analisar o que está se pretendendo divulgar/anunciar e qual finalidade, para poder acertar na segmentação e nas palavras-chave. Após isso, se cria um anúncio na ferramenta Google AdWords.

Um exemplo prático:

Definido o público de interesse: interessados em produtos PET em Curitiba e região.

E o investimento: R$ 5,00/diários por anúncio.

Este investimento significa que cada clique que seu anúncio tiver, vai descontando um valor, com o limite diário de R$ 5,00, que será debitado automaticamente da sua conta no Google AdWords.

O Google, visando oportunizar que todas as empresas apareçam nos anúncios, tem uma espécie de ‘leilão’, que define o posicionamento baseado no valor do link.

Funciona da seguinte maneira: se um concorrente oferecer R$ 0,20 por clique e você R$ 0,10, automaticamente você ficará atrás dele no resultado da busca. Por isso é fundamental acompanhar as estatísticas fornecidas pelo Google AdWords e também pelo Google Analytics, que mostram a evolução das campanhas realizadas.

 

E quando devo investir em links patrocinados?

Os links patrocinados são mais eficientes quando o objetivo do anúncio for vender/destacar produtos/serviços e não apenas conteúdo, como blogs ou sites de notícias.

É bastante efetivo também quando você é novo na internet, pois os resultados patrocinados auxiliam no fortalecimento da marca de sua empresa na internet, posicionando o site no topo dos resultados, gerando credibilidade.

Mas, toda estratégia de links patrocinados deve vir acompanhada de SEO orgânico, isto é, analisar a estrutura e conteúdo do seu site para que quando os anúncios pararem, sua empresa continue sendo encontrada, com relevância e qualidade. Leia mais em <Como tornar seu site relevante e bem posicionado: a pirâmide do SEO>.

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat