Calendário Editorial: organização e economia


Postado em 13/12/2016 por Conteúdo e Cia

Todos que trabalham com inbound marketing e marketing de conteúdo já ouviram falar que é preciso “pensar como um editor". E para isso, além de estudar bem seu público, é preciso planejar o conteúdo, sendo essencial criar um calendário editorial.

 

Mas, afinal, o que é um calendário editorial?

Um calendário editorial é a organização periódica antecipada do conteúdo do seu site, blog ou redes sociais. Isto evita que você acorde no dia da postagem e fique se perguntando desesperadamente: “o que vou publicar hoje?”.

Assim, independente de onde seus esforços de marketing de conteúdo estão empregados (blog, site ou mídias sociais), é importante ter um calendário editorial para manter o seu conteúdo relevante, consistente, interligado e atualizado.

Para iniciar esta atividade em seu negócio, um calendário editorial simples, com pautas e datas, já é suficiente. Você pode utilizar os calendários prontos do Word ou do computador, ou uma agenda e anotar os posts em cada dia correspondente, ou ainda uma planilha Excel com os dias e pautas, a maneira que melhor se adaptar ao seu estilo de trabalho.

Após fixar as datas, no início de um período editorial, que pode ser o mês, é preciso parar um tempo para planejar e organizar tudo o que será publicado naquele período. Então, se você posta todo dia, o calendário será do mês inteiro. Se suas postagens são apenas nas quintas-feiras, o calendário será apenas das quintas.

Entretanto, com o passar do tempo, é importante deixar outros detalhes registrados no calendário, para ampliar a visão das conexões de seu conteúdo e obter novas ideias, além de economizar tempo.

 

Calendário Editorial

O calendário editorial varia com o tipo de conteúdo e o que é importante monitorar. Para um calendário simples é importante ter:

Dias da semana

Anotar todas as datas-chave, tais como feriados e eventos que podem alterar o conteúdo que você deseja compartilhar, além do dia da postagem. Se seu público é internacional, inclua feriados de todos os países de interesse.

Público-alvo da postagem

Importante definir para qual público o seu conteúdo está sendo direcionado, principalmente quando se trabalha com públicos muito distintos. Isto evita um desequilíbrio no número de postagens de um grupo em detrimento do outro.

Título e chamada da postagem

Importante manter o registro dos títulos publicados para não repetir, ou traçar estratégias para resgatar conteúdos relevantes. Também pode deixar registrado as chamadas realizadas nas mídias sociais relativas a todos os temas desenvolvidos.

Palavras-chave

É fundamental registrar as palavras-chave que estão sendo publicadas, para monitorar posteriormente o alcance das mesmas.

Formatos

Identificar o formato da postagem, ou seja, se é um texto, imagem, vídeo, infográfico, entre outros. É importante para variar o conteúdo e torna-lo mais atrativo.

Responsável

Sempre que trabalhar com muitas pessoas, é fundamental registrar a responsabilidade de cada indivíduo da equipe.

Prazo

Com o dia da publicação definido, é bom antecipar o prazo de entrega do conteúdo, evitando contratempos.

 

É útil também ter dois calendários editoriais: um geral, onde você pode ver tudo rapidamente, e calendários separados para mídias específicas.

Calendário Geral

O calendário editorial geral deve mostrar uma visão ampla de todo o conteúdo planejado. Isto permite visualizar as conexões entre os temas e ter mais ideias inovadoras.

Calendários Específicos

Os calendários editoriais específicos servem para acompanhar os detalhes de todos os tipos de conteúdo. Por exemplo, você pode ter um calendário para o seu blog, outro para o seu e-mail marketing e outro para as redes sociais, nunca esquecendo de interligar bem todos os conteúdos!

O calendário editorial deve ser uma das primeiras atividades a serem desenvolvidas em Inbound Marketing, junto com o planejamento e antes mesmo de criar um site com notícias, um blog, ou criar um perfil nas redes sociais se você é iniciante. Entretanto, ainda são poucas as empresas que tem um calendário editorial definido.

Economize seu tempo e crie seu calendário editorial, a garantia de atualização com conteúdo relevante e interligado!

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Publicado em Inbound Marketing

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