Acerte no e-mail marketing


Postado em 14/06/2014 por Conteúdo e Cia

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada de promoção e propaganda, que permite uma conversa em um ambiente mais pessoal com seu cliente, a caixa de entrada. Torna-se uma linha mais direta de comunicação para a conversão em visitas e vendas. Porém, muitas empresas ainda cometem erros ao enviar e-mails em excesso, com conteúdo pouco interessante e sem objetivo. Isto torna-se um spam para os clientes e prejudica a imagem do negócio.

O e-mail marketing é uma forma barata e eficiente de promover conteúdo valioso.

Para acertar no e-mail marketing, fizemos uma lista com os pontos que devem ser observados:

  • Conhecendo seu cliente

É preciso analisar o perfil de seus clientes e o que ele procura da sua empresa para segmentar as promoções de maneira correta e oferecer o máximo de qualidade em conteúdo. A segmentação é um dos itens principais para o sucesso do e-mail marketing.

Verifique o histórico de compras dos clientes, veja o que interessa e que procuram no seu site e ofereça os produtos/serviços similares e correlatos ao que ele procurou. Da mesma forma com o conteúdo, que deve ser informativo e interessante.

  • Planejamento

O planejamento é fundamental para as campanhas de e-mail marketing. Devem ser de longo prazo, com pautas definidas e conteúdos relevantes e de interesse para seu cliente, com cronograma editorial e de disparo de e-mails nos horários mais adequados ao perfil do leitor.

A campanha pode ter vários objetivos e o conteúdo deve ser pensado para cada propósito. Alguns dos mais utilizados: oferecer uma promoção, informar seus clientes sobre novidades em produtos, oferecer informações para seus leitores sobre o uso do seu produto ou temas relativos e realizar campanhas para datas comemorativas.

  • O cliente escolhe

É importante que o seu cliente tenha escolhido receber propaganda por e-mail, conforme recomendado pelo Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing - CAPEM. Então, todos os e-mails devem ser coletados como opt-in ou soft opt-in.

  • Ofereça exclusividade

Quem escolhe receber e-mail marketing espera novidades e exclusividade. Para fidelizar o cliente, ofereça promoções exclusivas por e-mails, com benefícios ou brindes para os leitores. Assim é possível aumentar suas vendas se os clientes obtiverem uma vantagem em troca.

  • Chame para ação

Em todo e-mail é importante utilizar ações de call to action para promoções, estimulando os clientes a clicarem em links direcionados para seu site, loja virtual ou produtos específicos, neste caso para que elas já estejam mais próximas da compra. E-mails marketing que incluem estas ações apresentam maiores taxas de abertura e conversão.

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