7 Fatores para o sucesso do Marketing de Conteúdo


Postado em 14/05/2015 por Conteúdo e Cia

O marketing como o conhecemos está sendo transformado, todos os dias, bem diante dos nossos olhos. O que antes dava resultado imediato, perdeu espaço para novas mídias e novas formas de atrair e educar o consumidor. 

Entretanto, este mesmo consumidor é bombardeado constantemente por inúmeras mensagens e, atualmente, ele tem selecionado mais (e melhor) as marcas e seu conteúdo.

"Mala direta via e-mail? Lixeira. Telefonemas de telemarketing? Ignorados. Anúncios de televisão? Passa de canal. Banners e pop-ups? Bloqueados e devidamente ignorados."

Com isto, não é de admirar que tantas empresas e instituições venham testando o ROI de Marketing de Conteúdo e investindo cada vez nesta área.

Marketing de Conteúdo deve ser simples

Mas, com tanta concorrência, tantas estratégias, tantas opções, eu venho dizer que Marketing de Conteúdo é simples?

Calma leitor. Ele não é tão simples quanto parece, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Uma pesquisa recente do Content Marketing Institute (eles são os melhores!) indicou que existem 7 fatores para uma empresa ter sucesso em Marketing de Conteúdo e, consequentemente, fortalecer sua marca e fidelizar clientes.

7 Fatores para o sucesso do Marketing de Conteúdo

1. Registrar sua estratégia de conteúdo

Este é o mais fácil de todos. É preciso colocar no papel (ou nas planilhas e documentos do computador), tudo que está sendo feito e todo planejamento futuro, com estratégias bem definidas, metas, datas, responsáveis e objetivos. Fácil, né? Então, basta fazê-lo.

2. Responsáveis pelo sucesso

Coloque alguém, ou algum grupo, encarregado do Marketing de Conteúdo e torne-os responsáveis ​​para que tudo caminhe visando o sucesso do marketing de conteúdo da empresa.

3. Publicar conteúdo de qualidade consistentemente

É necessário uma frequencia de publicação. Não precisa ser todo dia, toda hora, até porque isto cansa o leitor, não é mesmo?

Publique semanalmente, quinzenalmente ou um bom conteúdo mensal, mas tenha periodicidade. Outro detalhe é que este conteúdo precisa ser relevante, ou seja, de qualidade e interessante para o leitor.

4. Funil de vendas

Se você definir bem seu funil de vendas, será mais fácil identificar os melhores conteúdos a serem abordados.

Há muitas mais pessoas nos primeiros estágios do funil e poucas já prontas a efetuar uma compra. Então, é preciso entender como as pessoas se deslocam dentro do funil.

Responda as perguntas que seus clientes fariam: "o que é isto", "por isso é importante", "como faço para fazer isso", "quem o faz" e "quanto custa".

Tenha um balanço de conteúdo em conformidade com o funil. A maioria das marcas foca muito tempo, energia e recursos no final do funil e esquecem dos consumidores em estágio inicial, que são em maior número. Pense neles também!

5. Equilibre entre conteúdo gratuito e pago

Crie conteúdo de sua propriedade e envolva o cliente. Este é o primeiro passo. Em seguida, aposte nas mídias pagas. Equilibre a balança entre pagar por envolvimento e criar bons conteúdos que cativem os clientes de forma natural.

6. Concentre-se em assinaturas

A assinatura é como mágica. Ela consegue medir o alcance, o engajamento e a conversão, além de ser uma alavanca incrível para otimização.

Então, foque seus esforços em dar e receber valor dos seus clientes, seja por geração de leads, no e-commerce, em registos de eventos, assinaturas de newsletter, enfim. Fique mais próximo do seu público e crie um relacionamento de longo prazo com ele.

7. Acompanhe as métricas

Fundamental é acompanhar o ROI e outras métricas das ações de Marketing de Conteúdo no longo prazo.

Para aprender como calcular o ROI, clique aqui.

É preciso sempre adequar as estratégias para o que está gerando melhores resultados, ou manter e fortalecer o que já deu certo!

Ficou com alguma dúvida? Quer uma consultoria em Marketing de Conteúdo para sua marca? Fale com um de nossos consultores!

 

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat