6 erros comuns do Marketing de Conteúdo


Postado em 01/07/2014 por Conteúdo e Cia

O marketing de conteúdo, nos dois últimos anos, teve um crescimento massivo entre as empresas brasileiras. Com o objetivo de atrair a atenção de clientes, utilizaram blogs, posts em redes sociais, artigos, e-books, vídeos e infográficos. Veja o 'boom' no infográfico abaixo:

Um estudo publicado pela Tracto consultoria em dezembro de 2013 mostra que 83% dos profissionais de marketing B2B (Business-to-Business) brasileiros geram conteúdo e 75% estão produzindo há mais de um ano.

Os bons resultados motivam o aumento dos orçamentos para marketing de conteúdo. Tudo indica que em 2014, 57% das empresas brasileiras vão investir mais em estratégias de conteúdo, percentual igual ao de empresas americanas e canadenses.

Muitos recursos estão indo para o marketing de conteúdo, que promete trazer mais clientes, fãs e vendas. Entretanto, na hora de executar um planejamento, muitas empresas têm errado nas ações.

Confira os 6 erros mais comuns em marketing de conteúdo

1. Desconhecer seu público-alvo. O ponto inicial de qualquer estratégica de marketing de conteúdo é ter um perfil muito claro do público-alvo e suas características. Isto é tão importante, que algumas empresas criam bonecos e figuras que representam seus clientes.

2. Falar apenas da empresa. O blog ou newsletter deve trazer conteúdo sobre vários aspectos do ramo de atuação da empresa, com informações que possam auxiliar o cliente a resolver problemas ligados ao seu negócio, facilitando a decisão de compra ou fidelidade pela marca.

3. Conteúdo complexo ou muito superficial. O conteúdo deve ser relevante para seu cliente, trazendo informações bem práticas. Por isso, o texto deve usar linguagem adequada ao público, ser curto, objetivo e direcionado para meta da empresa (vendas, fidelização de leitor, etc).

4. Não ter paciência. Muitas empresas não tem paciência para esperar pelos resultados, que são de longo prazo, e começam a aumentar a frequência de e-mails marketing e postagens, saturando a caixa do cliente. É preciso ter um calendário editorial definido e segui-lo ao máximo, aguardando os bons resultados.

5. Não pensar no Google. Escrever e publicar conteúdo sem pensar nas palavras-chave é perder tempo. Por isso, é importante utilizar técnicas de otimização em marketing de conteúdo, garantindo que suas páginas sejam indexadas pelo Google e possam ser encontradas pelos seus clientes.

6. Não divulgar o conteúdo. Sua empresa já tem um site bonito e com conteúdo relevante. Ok. Mas não promovê-lo na internet é não ser encontrado. É importante a divulgação via e-mail, redes sociais, blogs, etc. Não basta ter um bom conteúdo, é preciso comunica-lo.

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