5 métricas principais em Marketing Digital


Postado em 12/11/2014 por Conteúdo e Cia

O Marketing Digital traz resultados, mas precisa ter constante mensuração e análise. Quem está entrando recentemente e fazendo investimentos no mundo on-line ainda fica perdido com as diversas siglas do dia a dia virtual.

Então, trouxemos neste post as 5 principais métricas do marketing digital que devem ser levadas em consideração em qualquer campanha. Vamos a elas!

ROI - Retorno sobre o Investimento

O Retorno sobre o Investimento - ROI (sigla em inglês para Return On Investiment) é um dos principais indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício das campanhas.

O ROI é calculado dividindo o Lucro Operacional pelo Ativo Líquido (entende-se investimento realizado). Porém, na maioria das vezes não sabemos qual é o Lucro Operacional do nosso negócio, então o ROI foi adaptado para a seguinte fórmula:

ROI = (receita gerada pela campanha / investimento)

Um exemplo:
Você fez uma campanha com investimento de R$ 1.000,00, que gerou R$ 4.000,00 em vendas. Então, aplicando a fórmula:
ROI = (4000/1000) = 4
Ou seja, para cada R$ 1,00 investido, a campanha trouxe R$ 4,00 de volta para seu caixa.

Observação: no caso de vendas pelo modelo de assinatura, é interessante incluir uma expectativa média de quanto tempo o cliente fica e quanto de receita ele gera, para que o ROI reflita de fato a realidade.

 

CPC - Custo Por Clique

O PPC – Pagamento Por Clique (ou Pay Per Click, do inglês) é o formato de cobrança que muitos veículos digitais, como o Google AdWords e Facebook Ads, oferecem para os seus anunciantes. Com o PPC é possível medir o impacto das ações publicitárias por meio de cliques. Dessa forma, esse formato permite que o anunciante pague somente quando um usuário efetivamente clica em seu anúncio, ou seja, nada é cobrado pela exibição do anúncio, apenas pelos cliques que ele gerou.

E para quem trabalha com o PPC, é fundamental analisar o Custo Por Clique - CPC (ou Cost Per Click, em inglês). Enquanto o PPC é um formato de cobrança, o CPC é o quanto o anunciante paga por cada clique gerado.

Com o CPC é fácil identificar seu retorno, ou seja, você saberá quanto um clique custou para você e se este se tornou um cliente posteriormente.

 

CTR - Taxa de Cliques

A CTR - Taxa de Cliques (ou Click-Trough Rate, em inglês) é uma taxa que indica a quantidade de vezes que o anúncio foi clicado em relação a quantidade de exibições. A fórmula é:

CTR = (cliques / impressões) * 100

Por exemplo: você veiculou um anúncio no Facebook e ele foi exibido 1.000 vezes. Essas exibições geraram 50 cliques.
Aplicando a fórmula:

CTR = (50 / 1000) * 100 = 5%

Ou seja, em 5% das exibições houve cliques. Com essa taxa, é possível mensurar a atratividade do seu anúncio. Teoricamente, quanto mais atrativo for o seu anúncio, mais cliques ele vai receber e maior vai ser a CTR.

 

CPL - Custo por Lead Qualificado

O CPL é o Custo por Lead Qualificado e permite saber o valor de cada lead gerado. É calculado pela fórmula:

CPL = quantidade investida / número de leads gerados oriundos das diversas fontes de tráfego

Neste indicador, é fundamental separar por fonte de tráfego e também incluir no valor investido, além do valor de crédito do Google ou Facebook, um percentual para gerenciamento do anúncio se for feito pela empresa ou parte do valor pago a uma agência de marketing digital para executar o plano de marketing.

 

CPA - Custo Por Aquisição

Outra métrica que deve ser avaliada é o Custo por Aquisição - CPA. Neste caso, o fator considerado é calculado pela fórmula:

CPA = número de vendas efetivas (ou aquisição do produto ou serviço) / valor do investimento

Apesar de depender também do time de vendas, é um indicador essencial para o marketing.

 

IMPORTANTE!

Nem sempre os números são bons em um primeiro momento e isso é normal. As coisas demoram até ganharem escala no mundo digital.

Contudo, acompanhar essas métricas ao longo do tempo é importante para avaliar a evolução dos números com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa em cada métrica.

Essas métricas são importantes para otimizar o plano de marketing, avaliando os canais e ações que deram certo e redirecionando ações que não foram tão efetivas.

Mensure sempre! Os resultados virão!

 

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