5 maneiras de revigorar seu conteúdo


Postado em 02/10/2014 por Conteúdo e Cia

Inbound Marketing é a forma mais poderosa de marketing para as empresas de hoje. Mas, não podemos esquecer que ela está completamente ligada ao Marketing de Conteúdo. E o que acontece quando a empresa começa a se sentir desestimulada e o conteúdo parece desinteressante e obsoleto? Como qualquer outra forma de marketing, isso acontece.

Neste post, vamos falar de cinco ideias que podem ajudar a revigorar seus esforços existentes e obter mais sucesso a partir deles, sem ter que reinventar a roda.

1. Continue

Há uma enorme tentação para diminuir os esforços de criação de conteúdo com o passar do tempo. No entanto, este é exatamente o tempo que não se pode parar ou descansar para atingir seus objetivos.

O Marketing de Conteúdo é um setor complicado para empresas que não tem esta área interna, com resultados a longo prazo e um ROI de difícil definição. Esses fatores muitas vezes conspiram para que o investimento em marketing de conteúdo pare.

Por isso, a primeira maneira para revigorar um esforço de marketing de conteúdo obsoleto é a persistência com coerência, isto é, manter a linha editorial para o conteúdo não morrer totalmente.

Uma vez que você mantenha as publicações a atualizações do site, blog ou redes sociais, a empresa terá mais inspiração para criação de conteúdo.

 

2. Aumente a Produção de Conteúdo

Quando as empresas se queixam que o marketing de conteúdo abrandou, eu recomendo que elas acelerem de volta a produção.

Muitas vezes, a produção de conteúdo fica mais lenta, porque se perde a perspectiva sobre a importância do marketing e o valor que o conteúdo oferece aos clientes e potenciais clientes. Com isso, é fácil reduzir a qualidade e não ter novas inspirações.

Então, produzir mais é a maneira perfeita para revigorar o seu marketing de conteúdo instantaneamente. O aumento na produção pode transmitir a mensagem que sua empresa está renovando seu compromisso de marketing de conteúdo de sucesso - um esforço que pode neutralizar qualquer descuido da desaceleração da produção. Além disso, um aumento da velocidade pode, por sua vez, ajudar a alcançar novos públicos e estimular mais o feedback, que retroalimenta os esforços de conteúdo.

Para verificar o melhor assunto para abordar mais vezes, além do feedback dos leitores, realize pesquisas sobre as palavras-chave alvo para ver quais as que têm um alto volume de pesquisa e baixa concorrência e invista nelas no primeiro momento.

Mas, cuidado, simplesmente fazer mais conteúdo não vai adiantar. É essencial fazer mais conteúdo estrategicamente planejado, mantendo a qualidade dos trabalhos existentes.

Algumas dicas rápidas para aumentar a produção de conteúdo e sair do marasmo:

  • Escreva com mais frequência. Se você está postando semanalmente, tente postar duas vezes por semana.
  • Escreva mensagens mais longas. Se sua média é de 400 palavras por post, aumente para 800. Isto não significa adicionar palavras apenas para contar mais. É preciso adicionar mais valor aos artigos, aumentando a experiência dos leitores com o tema.
  • Se não utilizava imagens nos textos, comece a usá-las.
  • Se você nunca produziu um vídeo, considere produzir um falando sobre o seu produto ou serviço principal.
  • Use infográficos, são explicativos e tem informações úteis aos leitores.

 

3. Foque na Ferramenta

Marketing de Conteúdo é uma área tão grande que pode assustar. Há muitas formas de publicação na web e alguns esforços de marketing de conteúdo podem falhar, pois estão com objetivos muitos diferentes e sem foco. Apenas publicar o conteúdo por aí é ‘atirar para todos os lados’, sem realmente acertar o alvo. É ampliar demais sua área de atuação sem ter profundidade.

Então, eu recomendo a concentração em uma ou duas ferramentas e que estas fiquem ótimas. Empresas com marketing de conteúdo de sucesso frequentemente estreitam seu foco para dominar uma forma de publicação ou estilo de publicação de conteúdo.

Por exemplo:

  • Estratégia de marketing de conteúdo focada no fornecimento de recursos livres – oferecer e-books de qualidade e gratuitos para seus clientes.
  • Conteúdo em podcast para download gratuito. As entrevistas atraem clientes e fidelizam pelo assunto abordado.
  • Uso de e-mails marketing testados, cuidadosamente desenvolvidos, com qualidade e disparados amplamente para sua lista.
  • Uso de redes sociais para promoções e divulgação do trabalho.
  • Informação e conhecimento via blog.

Assim, identifique a forma de conteúdo que mais se adequa a sua empresa e ao seu público-alvo, afirme este estilo e, em seguida, domine-o. Talvez seja via blog, seu canal do YouTube, apresentações no SlideShare, ou uma página LinkedIn. O que quer que seja, vá em frente.

 

4. Estreite o Foco do Conteúdo

Lembra-se quando eu mencionei a concentração em um formato de Marketing de Conteúdo? Bem, se o seu conteúdo ainda está sofrendo com a falta de interesse dos clientes, pode ser porque você está tentando cobrir muitos tópicos em seus esforços.

Então, foque em um determinado assunto: produto (ou classe de produtos), um ângulo de visão, uma opinião, uma área de especialização, um serviço principal, etc.

E aí vem a objeção mais comum: ‘Vai acabar o conteúdo. Não teremos mais o que abordar!’ Normalmente, não é isto que acontece. Quando você reduz o seu foco, amplia a capacidade de aprofundar e detalhar o assunto. Assim, quanto mais você focar em um nicho, mais você vai descobrir qual é o potencial de conteúdo que existe.

 

5. Faça Gestão

Eu recomendo delegar a responsabilidade do conteúdo da empresa a uma pessoa ou agência e permitir que esta faça a gestão dos canais de comunicação. Isto faz com que a empresa mantenha o padrão de qualidade e de estilo, além de monitorar, constantemente, os resultados.

E para decidir quem será esta pessoa ou agência, aí vão algumas dicas:

  • Certifique-se que a pessoa ou agência permanecerá a longo prazo no projeto. Redatores freelance, muitas vezes, não tem o compromisso com seu negócio, então no longo prazo, o conteúdo pode ficar comprometido, pois os freelances podem não estar disponível quando você precisar deles.
  • Certifique-se de que é um bom escritor. A pessoa responsável deve ter fluência na escrita e não cometer erros no idioma.
  • Certifique-se da qualidade do trabalho. Antes de iniciar uma parceria formal, peça trabalhos anteriores ou postagens-teste. Isto deixará você seguro de que seu conteúdo está em boas mãos.

 

Conclusão

O momento de redução do entusiasmo com o conteúdo vai acontecer. Mas, a primeira orientação é não desistir e em seguida, encontrar maneiras de amplificar a produção, utilizar muito bem uma única ferramenta e estreitar o foco do conteúdo, além de fazer a gestão das estratégias de marketing.

Então, vamos lá! Não perca o ânimo e siga com tudo no Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

 

Ainda não pode investir em Inbound Marketing? Isto pode ser mais barato que você pensa. Entre em contato, veja nossos planos e fique tranquilo com o conteúdo da sua empresa.

 

Post baseado no artigo de Neil Patel, de setembro de 2014.

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