5 maneiras de manter a Credibilidade do seu conteúdo


Postado em 09/01/2017 por Conteúdo e Cia

Em 2016, foi realizada uma pesquisa de marketing de conteúdo pela empresa Kentico e publicada pela Marketing Profs, que identificou que:

   74% das pessoas que navegam na internet tendem a confiar no conteúdo não promocional das empresas.

O conteúdo não promocional é aquele conteúdo que não visa vender produtos e serviços, mas aborda assuntos corporativos e temas relevantes para o segmento da empresa. Este conteúdo visa educar potenciais clientes e, esperançosamente, atraí-los para as suas comunidades e canais, além de fidelizar os já clientes.

Esse número pode ser surpreendentemente alto, mas a pesquisa também mostrou que não é preciso muito para quebrar a confiança no conteúdo: 29% das pessoas indicaram que, mesmo que 99% de um post de blog seja interessante, valioso e objetivo, se houver um anúncio comercial ou uma breve menção do produto, isto tende a quebrar a credibilidade do post.

Pode não ser justo, mas isso é marketing de conteúdo! As pessoas, em sua maior parte, começam a acreditar no que você tem a dizer, mas a confiança em seu conteúdo é ao mesmo tempo frágil e fugaz.

Para que seu conteúdo permaneça com credibilidade ao longo do tempo, nós separamos algumas dicas. Vamos à elas.

Mantendo a credibilidade do seu conteúdo

1. Deixe claro na sua empresa o que é Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

A maioria das empresas pensa: “Não estamos incluindo informações suficientes sobre os nossos produtos e serviços!”. Mas, para o inbound marketing e marketing de conteúdo isto não é relevante e muitas pessoas que trabalham na sua empresa não vão entender.

Se você quer fazer com que o marketing de conteúdo seja eficaz, é preciso educar a todos da área de comunicação da sua empresa sobre o que é o marketing de conteúdo, inbound marketing e o que ele NÃO é, o que pode fazer e o que ele não pode fazer.

O objetivo principal do marketing de conteúdo é atrair leitores na esperança de que eles venham contribuir para o crescimento da comunidade, para uma eventual compra de produtos ou serviços, ou qualquer outra ação desejada pela empresa.

Assim, se sua organização entender claramente o que é marketing de conteúdo, ficará mais fácil adaptar suas estratégias às necessidades dos leitores.

2. Aumente seu lado repórter

Uma forma do marketing de conteúdo ser mais eficaz é o profissional responsável pela área começar a pensar como um jornalista.

A lealdade do profissional de marketing de conteúdo deve vir antes para com o leitor e depois para com a organização. Isto significa que a criação de conteúdo deve realmente informar os clientes e potenciais clientes, não servir apenas como fonte de divulgação da empresa.

   "O conteúdo deve ser atraente, valioso e útil"

Assim, o conteúdo deve ser atraente, valioso e útil, dando aos leitores algo que pode tornar a vida deles melhor, mais segura, mais saudável, mais emocionante, esclarecer dúvidas, ajudar a escolher o melhor produto/serviço, etc.

Continue oferecendo um bom conteúdo e seus clientes vão seguir vendo o valor das informações e, consequentemente, da sua empresa.

3. Verifique os seus fatos

Para qualquer informação publicada deve ser possível confirmá-la. Então, não se esqueça de verificar os fatos e dados publicados.

Se você se refere a um artigo, pesquisa ou outra informação externa, sempre coloque o link para o conteúdo original, pois a pesquisa realizada pela Kentico também descobriu que 46% das pessoas não confiam no conteúdo que não pode ser confirmado e 57% tendem a confiar mais em conteúdo quando ele contém a verificação das fontes indicadas.

4. Torne o conteúdo compartilhável

Você deve estar pensando em criar um botão “compartilhar”. Mas, estamos falando de outra coisa.

O conteúdo deve ter motivo para ser compartilhado, ou seja, deve ser bom para que outras pessoas tenham interesse nele.

“O conteúdo é mais credível quando repassado por um amigo ou familiar”. É o que 69% dos entrevistados da pesquisa da Kentico dizem.

Compartilhar significa receber o conteúdo em mãos e também de uma fonte confiável.

Então, para que o seu conteúdo fique mais compartilhável, pense em seu público: eles gostariam de ler conteúdo mais engraçado? Chocante? Polêmico? Com imagens? Vídeo? Analisando o público, fica mais fácil produzir o conteúdo que eles querem e se interessam.

5. Saiba ler e ouvir

À medida que o número de leitores em torno de seu conteúdo cresce, é preciso ler e ouvir o que eles estão dizendo sobre um tópico que você escreveu, sua empresa ou sobre qualquer outra coisa.

As pessoas que passam mais tempo on-line têm muito o que falar e, muitas vezes, os eventos externos vão destacar ainda mais o seu conteúdo. Por isso, também vale a pena saber o que está acontecendo no mundo dos seus clientes, quer se trate de uma catástrofe, ou de uma celebridade postando um selfie.

Ao ouvir seus leitores e ter um pezinho no mundo deles, é possível evitar que o seu conteúdo fique fora de contexto ou seja visto como alienado, o que pode prejudicar a sua credibilidade e desfazer toda a sua obra de conteúdo.

Ouvir também faz parte do seu trabalho, principalmente para ter uma melhor noção de quem são os seus clientes e o que mais importa para eles. Com isso, você nunca mais vai ficar sem ideias para os posts seguintes.

***

Que tal começar hoje mesmo?

Se precisar de ajuda, a Conteúdo e Cia está sempre à disposição!  

Para saber mais, acompanhe nosso blog ou assine nossa newsletter abaixo

 

 

Fonte: Post baseado no artigo de Petr Palas, que é CEO e Fundador da Kentico.

CONTATO

Fale com nossos Consultores
R. José Bernardino Bormann, 1492
Batel - Curitiba, PR

GRUPO CRONOMIDIA

Cronomidia Conteúdo e Cia Cronochat