5 ferramentas que podem auxiliar nas vendas da sua empresa


Postado em 29/05/2018 por Conteúdo e Cia

Você tem a sensação de que as vendas da sua empresa poderiam ser melhores? Sabe o que pode ser melhorado para alcançar melhores resultados?

As ações estratégicas voltadas ao relacionamento com os clientes e à realização de novas vendas são muito importantes para concretizar mais negócios, e assim, obter resultados financeiros mais lucrativos.

Uma das principais formas de melhorar os resultados das vendas da sua empresa é aumentando a produtividade de seus vendedores. Para isso é preciso usar o tempo de seus colaboradores (e o seu também) nas atividades que realmente fazem diferença e dão resultado.

Hoje existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam as empresas a vender mais e automatizar esse processo. Ao fornecer essas ferramentas ao seu time de vendas, ele consegue aproveitar melhor o tempo para trazer mais clientes e oferecer um atendimento de qualidade a eles. Hoje você vai conhecer algumas das mais importantes.

1. E-mail Marketing

A principal função dessa ferramenta é aumentar o nível de relacionamento com os clientes e divulgar de forma mais direta os produtos ou serviços da empresa. O e-mail marketing ajuda a perceber o comportamento do cliente em relação ao conteúdo oferecido.

Envie E-mail Marketing, NÃO SPAM!

A grande questão do e-mail marketing é saber a dose certa de usar já que ninguém permanece em uma lista que só envia conteúdo irrelevante. É essencial trabalhar o perfil do cliente e oferecer conteúdos segmentados que realmente seja do interesse do consumidor.

2. Redes sociais

As redes sociais são um fenômeno mundial e o Brasil é um dos países com maior número de usuários ativos no mundo, ocupando o 4º lugar. Diante desses números bastante expressivos é impossível descartar o uso das redes sociais para incrementar a estratégia de vendas de qualquer empresa.

Mas, mais uma vez, o sucesso dessa ferramenta está diretamente relacionado à qualidade do conteúdo oferecido, que deve ser interessante para o público-alvo da empresa (veja mais sobre isso nesse post sobre Inbound Marketing). Além disso, é preciso lembrar que as redes sociais são canais de relacionamento e não de vendas, mas que as pessoas compram produtos daquelas empresas em que confiam e acreditam. 

3. Site e blog

A presença digital de qualidade é fundamental para o aumento das vendas. Os consumidores pesquisam na internet os produtos ou serviços que pretendem comprar ou contratar antes mesmo de buscar uma loja. Se você é encontrado durante essa pesquisa, e se responde as principais dúvidas que ele possa ter em relação à busca, sua empresa permanecerá na mente dele. Na hora certa ele buscará a sua empresa para efetivar a compra.

Ter um site de qualidade é essencial para ser encontrado pelos mecanismos de busca. Se você não domina as técnicas de criação de site busque empresas especializadas para garantir que o seu site ou blog terá todos os requisitos necessários para ser bem ranqueado pelo Google.

4. CRM

São sistemas de gestão de relacionamento com os clientes e essa é a ferramenta mais utilizada para controlar as vendas já que ela é capaz de monitorar toda a jornada do cliente, incluindo armazenamento de contatos, trocas de e-mails, agenda de tarefas e muitos outras informações sobre o cliente, muito úteis para identificar características relevantes dele.

Alguns desses sistemas possuem integração com outras ferramentas de gestão, o que permite ainda o acompanhamento dos pedidos até a entrega, os pagamentos e outros tantos detalhes da venda.

A principal funcionalidade dessa ferramenta é a possibilidade de transformar clientes eventuais em habituais, já que a cada venda novas informações importantes são captadas e podem ser utilizadas para sugerir novos produtos do interesse deles.

5. ERP

ERP é um sistema de gestão de recursos empresariais que integra os setores da empresa, facilitando o controle das informações e possibilitando mais poder de gerenciamento e decisão aos gestores do negócio. As funcionalidades desse software são inúmeras e beneficiam a empresa em diversos aspectos.

O sistema de gestão empresarial ERP permite o controle do estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes e fornecedores, acompanhamento dos recebimentos e pagamentos, além de facilitar a criação de projeções financeiras que auxiliam no planejamento futuro e na tomada de decisões importantes da empresa.

Item fundamental e indispensável para a boa gestão empresarial!

Agora você já sabe que com a utilização dessas ferramentas sua empresa conseguirá criar muitas oportunidades de venda com a captação de novos clientes e também a fidelização dos antigos. Tem mais alguma que você conhece?

 

Este é um guest post e o conteúdo é de responsabilidade do GestãoClick.
 

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