5 erros mais comuns na hora de abrir um negócio


Postado em 10/04/2018 por Conteúdo e Cia

Muitas pessoas deixam de trabalhar em grandes empresas para empreender. São muitas as oportunidades de negócios que existem por aí e mesmo quem não tem uma ideia com alto nível de inovação consegue se dar bem.

Não basta uma ideia inovadora para conseguir um negócio de sucesso, é preciso também um bom planejamento e muita organização para tirar a ideia do papel e tornar a empresa rentável.

São diversos os erros que podem ser cometidos na hora de abrir um negócio e que podem levar uma ótima idéia rapidamente ao fracasso. Entenda aqui alguns dos erros mais comuns na hora de abrir um negócio e saiba como se proteger deles:

1) Não fazer o plano de negócios

Embora seja algo básico e muito importante, uma quantidade muito grande de empresários ignoram este passo na hora de abrir um negócio.

O plano de negócios é uma importante ferramenta que ajuda a delimitar os rumos que a empresa vai tomar e ajuda no desenvolvimento das estratégias.

Além do plano de negócios, outras ferramentas ignoradas são o Golden Circle e o Canvas, ambas ferramentas utilizadas por empreendedores para estruturar o negócio.

2) Investir desnecessariamente

Empolgados com a ideia de abrir um novo negócio, muitos investidores acabam investindo desnecessariamente em estrutura.

Cada negócio tem uma necessidade e só porque um equipamento ou software é utilizado por uma grande empresa não significa que ele é bom para qualquer negócio que quer ser relevante.

É importante que o empreendedor conheça as necessidades do próprio negócio para saber quais são as ferramentas necessárias.

É importante um bom planejamento para evitar dívidas desnecessárias, principalmente no início onde não há uma quantidade relevante de clientes fidelizados, o empreendedor precisa tomar cuidado para não dar um passo maior do que a perna.

3) Não investir o necessário

Por outro lado, um investidor não pode também estar com tanto medo de investir que não adquire os itens básicos. A empresa precisa ter uma estrutura para atender bem os seus clientes e a falta do básico pode acabar afastando o público-alvo.

Sejam campanha de marketing, compra de equipamentos ou de ferramentas de gestão, é essencial que o empreendedor identifique o necessário para fazer o seu negócio ganhar relevância e manter a empresa saudável.

Com o desenvolvimento cada vez maior de produtos personalizados direcionados para empresas, são muitas as opções e de certo há uma que se encaixe no perfil do novo negócio em questão.

4) Não analisar a concorrência

Na busca de criar algo diferente, muitos empreendedores não se preocupam em analisar outras empresas que oferecem o mesmo produto ou serviços parecidos.

Ao abrir um negócio, é preciso realizar o chamado benchmarking, que é o processo de analisar outras empresas na busca de melhorar a forma que realiza a mesma função ou alguma semelhante.

O benchmarking poderá ajudar a entender como o mercado tem trabalhado e a buscar formas de melhorar os próprios processos.

Muitas vezes alguma empresa utiliza técnicas já ultrapassadas, ferramentas que não condizem com as tecnologias atuais (sites desatualizados, também é um erro de estratégia!), abordagens de marketing obsoletas ou mesmo que não condizem com o seu público-alvo, entre diversos outros motivos que podem ajudar o novo empreendedor a desenvolver uma empresa melhor.

5) Não desenvolver um negócio atual

Com medo dos riscos, muitos investidores preferem seguir um caminho confortável e investem em um modelo de negócio tradicional.

Embora exista mercado para este tipo de negócio, as empresas que duram mais tempo sempre estão acompanhando as novas tecnologias e investindo em manter-se modernas.

São diversos os exemplos de grandes empresas que fecharam as portas por ignorarem novas tecnologias, assim como empresas que sobrevivem há muito tempo estão constantemente atualizando-se.

Como melhorar a gestão do negócio e evitar erros?

Entre diversas ferramentas que podem auxiliar o novo empreendedor em seu negócio, é muito importante ter algum sistema de gestão empresarial.

Isso porque este tipo de ferramenta auxilia no processo de organização e controle da empresa.

Para as pequenas e médias empresas, existe o GestãoClick, um sistema de gestão moderno e personalizado para este tipo de negócio. 

Com ele, é possível controlar o estoque, as finanças, realizar orçamentos, emitir notas fiscais, entre diversas outras ferramentas de gestão.

Com a internet cada vez mais presente em nosso cotidiano, é fundamental para a empresa possuir um sistema ERP que seja online e que possua atendimento personalizado, auxiliando o empreendedor a conquistar o seu espaço no mercado e a mitigar os erros que possam surgir.

 

Este é um guest post e o conteúdo é de responsabilidade do GestãoClick.

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