4 dicas para um E-mail Marketing de Sucesso


Postado em 21/11/2014 por Conteúdo e Cia

Quando tratamos de comércio eletrônico, o primeiro contato consegue reverter apenas 2% das vendas. Com um segundo contato, as chances aumentam para 5% e, no terceiro, 10%. Segundo dados da Serasa Experian, 80% das vendas de e-commmerce acontecem entre a 5ª e a 12ª troca de e-mails entre cliente e empresa.

Estes números mostram a importância do relacionamento com o cliente e a nutrição de leads, que pode ser realizados via e-mails marketing. Entretanto, mesmo com a importância claríssima, apenas 12% das lojas virtuais e sites investem em manter um relacionamento em longo prazo, ou seja, enviam 3 ou mais e-mails para seus possíveis clientes.

O e-mail marketing pode incrementar as possibilidades de negócios e, consequentemente, suas vendas!

E você sabe como criar um e-mail marketing de sucesso? Confira estas dicas para aprimorar ainda mais seu relacionamento com o cliente.

1. Plataforma Adequada

Escolha uma plataforma de e-mail marketing que tenha credibilidade. Uma das mais populares é o MailChimp, porém atualmente existem plataformas de automação de inbound marketing excelentes, como a RD Station, Mautic - que usamos aqui na Conteúdo e Cia, Sharpspring, entre outras.

Todas possuem seus prós e contras. Então, pesquise cada plataforma para definir qual se adequa mais as suas necessidades e ao seu orçamento para esta estratégia de marketing.

2. Conteúdo Relevante

É fundamental em todo e-mail marketing que o conteúdo oferecido para o cliente seja relevante. E para isso, é essencial saber o que o cliente quer ou precisa de informação.
Entre os exemplos de bons conteúdos, destacam-se postagens recentes no blog, textos educativos sobre temas relevantes para seu negócio e para o cliente, testemunhos de clientes satisfeitos, benefícios de produtos e curiosidades do seu mercado. É bastante útil também abordar as perguntas frequentes que você recebe via site.

Assim, em termos de conteúdo, o e-mail terá, basicamente, 2 pilares: um bom assunto – que NÃO É PROPAGANDA – e a própria mensagem, que deve conter textos curtos com conteúdo relevante, atual e, principalmente, interessante ao leitor.

3. Título Chamativo

O título dos e-mails marketing de sucesso são aqueles que dizem ao seu cliente “aqui está o que você precisa”. O título define, em muitas vezes, se o cliente irá abri-lo ou não.

Então, ao criar o título do e-mail marketing, utilize de 25 a 40 caracteres, geralmente com “dicas para”, “saiba tudo sobre”, “as 10 coisas que você precisa saber”, “você não vai acreditar no que temos para contar”, entre outros títulos atrativos para o clique de abertura.

4. Objetivo bem definido

Antes de enviar qualquer e-mail marketing, você precisa definir o que pretende com as mensagens enviadas aos seus clientes: comercializar algo? Orientar? Ofertar um conteúdo?

Para ter sucesso, é essencial ter um objetivo claro para conquistar seus clientes, de acordo com a parte do funil de vendas que eles estão. E para isto use a régua de relacionamento de e-mail marketing, que depende do ciclo de vendas do negócio.

O tempo do funil de vendas (ciclo de vendas) é o intervalo que o potencial cliente leva entre conhecer e comprar em sua loja. Então, os e-mails serão segmentados por ciclo, por exemplo:

Ciclo de vendas de 4 a 6 semanas => enviar 2 e-mails por semana. Um educativo e outro mais comercial, como sugestão.

Ciclo de 5 dias => enviar e-mails diariamente, com conteúdo bem focado.

Ciclos de 6 meses ou mais => enviar e-mails mensais ou bimestrais, para cativar o cliente em longo prazo.

O ponto-chave é encontrar o meio termo entre não ser notado e virar spam.

Então, segmente, analise os objetivos de cada e-mail enviado e produza conteúdo relevante para cada cliente em cada etapa do funil de vendas.

Para clientes no final do funil, em datas comemorativas, crie promoções especiais, que podem ser acessadas apenas por quem recebe os e-mails. Isto é ótimo para concretizar mais vendas.

Colocando em prática estas 4 dias, sua campanha de e-mail marketing estará no caminho certo para ter sucesso e trazer excelentes resultados.

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