Content Marketing World 2014 - Lições do maior evento de marketing de conteúdo do mundo


Postado em 17/09/2014 por Conteúdo e Cia

O Content Marketing World é o maior evento de marketing de conteúdo realizado no mundo. Neste ano, foram 2.600 profissionais de 50 países discutindo e trocando (boas) ideias!

O tema de 2014 da conferência foi ‘Beyond Storytelling’ e foi ótimo ver a evolução da discussão de conceitos para a integração do marketing de conteúdo no dia-a-dia das organizações. 

Enquanto pensamos e estudamos como aplicar todo conhecimento do evento, neste post resumimos as principais ideias transmitidas e discutidas e as lições aprendidas no Content Marketing World 2014. Confiram!

Registro da estratégia

A importância de ter uma estratégia de marketing de conteúdo ficou óbvia e, então, a discussão girou em torno de registra-la e monitora-la de perto. Na apresentação de abertura de Joe Pulizzi, fundador do Instituto de Marketing de Conteúdo, foram destacadas duas tendências dos profissionais eficazes:

1ª) Eles registram a(s) estratégia(s);

2ª) Eles seguem a(s) estratégia(s) traçada(s).

Lição: estamos no caminho certo...

Emoção e Ação

Pensando no tema do evento, Beyond Storytelling (algo como Além de Contar Histórias), Andrew Davis fez uma apresentação energética e com muitas lições de como contar uma boa história. E, além da ligação emocional, Andrew compartilhou 4 fatores que ele entende serem fundamentais para narração, que deve:

  • ter um pouco de suspense;
  • promover a aspiração do leitor;
  • ser conduzida com empatia;
  • aproveitar a emoção do leitor para convencê-lo a realizar ações.

Lição: precisamos utilizar mais esta estratégia.

Alcance da Publicidade

Julie Fleischer, em outra palestra, questionou o propósito do conteúdo. Se você acha que o conteúdo não tem qualidade e importância suficiente para promovê-lo por meio de mídia paga, então não o faça. Apenas conteúdos que valem a pena devem ser promovidos com recursos financeiros, pensando em um melhor retorno do investimento sobre os anúncios (ROI).

Lição: pensar sempre em retorno!

Criatividade e Qualidade

A criação de conteúdo de qualidade é uma tendência ascendente e Bryan Rhoads (o profissional de marketing de conteúdo de 2014!) trouxe outro item: criatividade.

Como Bryan não pode estar presente, ele enviou um vídeo super criativo, que mostrou que o conteúdo deve ser sim de qualidade, mas deve trazer um aumento urgente na criatividade.

Lição: vamos exercê-la!

Valor e experiência

Já em sua apresentação, Robert Rose discutiu a importância do papel do marketing em criar valor, sendo o conteúdo o fator-chave para isto acontecer.

Um conteúdo verdadeiramente relevante e de qualidade permite que os leitores tenham experiências diferenciadas e agreguem valor a marca da empresa. Assim, os leitores tendem a virar clientes e estes a serem fiéis à marca.

Lição: uma verdade absoluta.

Autenticidade

Para ser reconhecido como um grande conteúdo, Scott Stratten, presidente da Un-Marketing, citou que é preciso que ele seja autêntico. Ele apontou problemas relacionados com referência dos dados que são citados por aí. Ele diz: “Há uma diferença entre ser em tempo real e ser real".

Lição: cuidar sempre com as referências e fontes.

Escolha do Consumidor

Kevin Spacey, aquele ator mesmo, contou sobre o Netflix e como as pessoas escolhem o conteúdo que querem ver. É a importância de deixar os consumidores decidirem como vão consumir o conteúdo.

Lição: bons conteúdos são sempre os escolhidos.

É ótimo participar de eventos importantes como este e ver que estamos seguindo o rumo certo! Continuaremos publicando nas próximas semanas mais tendências de marketing de conteúdo. Acompanhe e atualize-se!

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