Não fique parado: melhore o marketing nas mídias sociais


Postado em 13/08/2014 por Conteúdo e Cia

Uma das coisas mais difíceis nas mídias sociais é postar informações relevantes e interessantes para seus seguidos regularmente.
Esta é a queixa n° 1 que os empresários me fazem quando vamos falar sobre suas redes sociais, além das dúvidas frequentes:

  • Você acha que eu preciso postar todos os dias e várias vezes ao dia?
  • Demanda muito tempo entrar em várias redes. Preciso atualizar uma por uma?
  • Não postei hoje e deixei para amanhã. Não o fiz e deixei para outro dia. Agora, não atualizo minhas redes há muito tempo. Posso postar todo conteúdo junto?
  • O que digo para meus seguidores?

Para ajuda-lo, neste post a Conteúdo e Cia conta dicas para transformar suas mídias sociais em um negócio ativo.

Público alvo

Antes de tudo é importante saber se seus clientes estão nas mídias sociais e se a estratégia de marketing de conteúdo irá atingi-los.
Em alguns segmentos, os clientes não são tão ativos em redes sociais, quanto em outros. Desta forma, conhecer e analisar seu público alvo é fundamental.

Mídias Sociais

Após analisar seu público, verifique em qual mídia social você provavelmente terá mais sucesso:

  • Facebook e Google+ são mais ecléticos, com amplas de opções de conteúdo.
  • Linkedin mostra-se bastante eficiente para negócios, efetivar parcerias e promover habilidades.
  • No Instagram, Pinterest e Tumblr as imagens dominam.
  • No YouTube e Vimeo são os vídeos, claro.
  • Twitter apresenta uma maneira mais rápida e direta de comunicação.

Com o público determinado e as mídias escolhidas, crie um perfil, completo e com informações corretas da empresa, para gerar credibilidade e segurança aos clientes.

Conteúdo

Antes de postar, pare, pense e planeje que tipo de informação que seus clientes querem.
Se você é uma empresa que vende eletrônicos, pode pensar em temas relacionados, como: ‘dicas para escolher seu notebook’, ‘comparativo entre games x e y’, ‘como configurar um item de seu celular’, etc.
Assim, você chama a atenção do leitor para solucionar problemas ou tirar dúvidas em relação aos produtos que você vende. Sem as dúvidas, fica mais fácil o cliente tomar a decisão de comprar, não acha?

Trabalhe em Etapas

Trabalhe suas mídias sociais em etapas, ou seja, se você acha que consegue postar apenas uma vez por semana, só poste uma vez por semana!
Você pode, devagar, tornar este processo uma rotina. Depois de um tempo, adicione um segundo dia, um terceiro e em breve você vai descobrir que é fácil postar com mais frequência. O mais importante é começar!
Quanto mais você interage com seus seguidores, mais interação receberá e com isso, a atualização regular será fundamental.

Calendário

Crie um calendário editorial para as mídias sociais.
Um calendário com pautas e datas ajuda você a regular as suas postagens. Organize seu calendário por temas e pense nele como uma ‘agenda social’ para seu negócio.
Uma dica: você escreve um artigo e publica em seu site. O tema deste artigo pode ser utilizado para twittar duas vezes na semana e postar conteúdo relacionado em sua página do Facebook e Google+ uma vez por semana. Assim, você gasta menos tempo à procura de links relacionados e deixa o conteúdo mais lógico para o cliente.
Se você usar um calendário do Google, uma dica: você pode adicionar um novo calendário apenas para gestão das redes sociais.

Integração

Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Linkedin,... são tantas redes sociais e isto deixa você nervoso, pois é difícil postar em todas?
Então integre redes. Por exemplo, o Facebook e o Twitter são ligados e quando você posta em um, automaticamente aparece no outro.
Outra opção é utilizar serviços que fazem múltiplas postagens agendadas, como é o caso do Hootsuite, Dlvr e Socialoomph. No cadastro você seleciona as suas redes sociais e agenda posts no sistema. Assim, você economiza tempo nas atualizações e não tem mais desculpas para deixar um dos perfis parados, mesmo quando você não puder acessar as redes.

Pronto! Seguindo estas dicas, você fica um passo mais perto de ter uma empresa ‘socialmente’ de sucesso.

A Conteúdo e Cia pode ajudar sua empresa a se destacar nas redes sociais. Fale com nossos consultores.
 

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