Dicas de conteúdo para sites institucionais


Postado em 06/08/2014 por Conteúdo e Cia

Em um site, o conteúdo é o fator mais importante, pois é ele que vai esclarecer os seus clientes e auxilia-los a decidir sobre a compra/contratação dos produtos/serviços da sua empresa.
O conteúdo de um site deve ser de qualidade, original e distribuído de maneira lógica nas páginas e links, visando facilitar a busca pelas informações.

Uma dúvida bastante frequente é sobre quais e quantas páginas um site deve ter e qual o conteúdo mais adequado para cada uma.
Algumas páginas são indispensáveis em um site, como a Página Inicial (Home), os Produtos/Serviços, a Localização e o tradicional Fale Conosco ou Contatos da empresa. Entretanto, há várias outras possibilidades que devem ser consideradas para cada tipo de negócio.

Assim, para ajudar sua empresa a ter um site de qualidade com conteúdo relevante, elaboramos uma lista das possíveis páginas para sites institucionais.

Página Inicial ou Home

É a primeira página acessada pelos clientes. Desta maneira, o conteúdo da Home deve conter informações breves sobre sua empresa, o que ela oferece de produtos/serviços e também um resumo sobre o que será encontrado no restante do site.
O conteúdo deve ser claro e objetivo, pois é a partir da Home que os clientes vão decidir continuar (ou sair) do seu site.

Produtos ou Serviços

Geralmente é a segunda página acessada pelos clientes, que buscam detalhes de cada produto ou serviço que a empresa oferece.
O conteúdo desta página deve ser bem completo, detalhado e bem escrito, visando esclarecer o cliente sobre as possíveis dúvidas que ele tenha a respeito dos produtos/serviços.
Quando possível, deixe claro o valor dos produtos ou serviços, mesmo que se trate apenas de uma estimativa. Isso permite que o cliente já saiba qual a faixa de preço que sua empresa pratica.

Localização e Fale Conosco

Esta página deve conter, de preferência, um mapa da localização e também todos os contatos possíveis para que seus clientes encontrem você e sua empresa.
O conteúdo desta página deve incluir: endereço físico, e-mails, telefones, número de suporte, links para redes sociais, skype, chat de atendimento ao cliente e outros contatos possíveis. Nesta página também deve ser indicado o horário de atendimento virtual e o do local físico da empresa.

Quem Somos

É uma das páginas mais importantes, pois informa ao cliente sobre quem sua empresa é, quanto tempo tem, quais os diferenciais, missão, visão e valores, equipe, qualificação, entre outros pontos. Tudo isso gera credibilidade a sua empresa.
O conteúdo do Quem Somos deve ser objetivo e completo, fornecendo informações que mostrem aos seus clientes que sua empresa é confiável e séria.
Uma das dúvidas frequentes no Quem Somos é como descrever a missão, visão e valores, que muitas empresas gostam de deixar claro aos clientes. Para isso, é preciso responder as seguintes perguntas:

  • Missão: Qual a razão de ser de sua empresa, ou seja, porque ela existe? Qual motivo de existir?
  • Visão: Onde a empresa deseja estar no futuro? O que se espera dela? Qual a visão de longo prazo da empresa?
  • Valores: Quais os ideais de atitude, comportamento e resultados que todos na empresa devem ter?

Portfólio, Clientes ou Testemunhos

Uma tendência nos sites atuais é a criação de uma página ou link específico com o portfólio da empresa, seus clientes e os testemunhos destes. Isto gera credibilidade à empresa e permite que alguém em dúvida, entre em contato com seus clientes para dicas e referências.
O conteúdo deve conter a divulgação dos trabalhos ou clientes da empresa, que demonstra a experiência comprovada naquele ramo. Os testemunhos devem ser solicitados aos clientes, sempre com autorização de divulgação pública.

Perguntas Mais Frequentes ou FAQ (Frequently Asked Questions)

Esta é a página que responde as dúvidas mais frequentes de seus clientes, poupando tempo para a empresa, pois não será necessário responder às mesmas perguntas várias vezes, e para o cliente, que já encontra sua resposta.
O conteúdo desta página deve conter as respostas para as seguintes perguntas, entre outras:

  • O que as pessoas mais perguntam sobre os meus produtos ou serviços?
  • Do que as pessoas têm mais dúvidas sobre minha empresa?
  • Do que as pessoas têm dúvidas quanto ao funcionamento de entrega, prazos, políticas internas, direitos do consumidor, etc?

Newsletter ou Informativo

A newsletter é uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo para a empresa manter contato constante com seus clientes. Via informativo são divulgadas as novidades e mudanças da empresa, as promoções e também as soluções para problemas corriqueiros dos clientes na área de atuação de sua empresa.
O conteúdo da newsletter deve ser útil, objetivo e explicativo sobre uma solução ou dicas sobre a área de sua empresa. As informações da empresa devem ser enviadas apenas quando houver mudanças ou novidades, nunca seja repetitivo no informativo.
Esta ferramenta também serve para divulgar promoções e benefícios exclusivos para seus clientes cadastrados.

Matérias, Artigos e Notícias

Esta página é útil, principalmente, para complementar as informações da sua empresa, com as notícias de mudanças, novidades, promoções e também informações correlatas ao seu negócio. Matérias, artigos e notícias auxiliam os clientes a encontrar seu site nas ferramentas de busca, pois ampliam as palavras-chave utilizadas.
O conteúdo desta página deve ser constantemente atualizado e em linguagem informativa, abordando temas complementares ao ramo da sua empresa. Por exemplo: se sua empresa vende câmeras fotográficas, as matérias e artigos podem abordar temas como ‘dicas de fotografia’, ‘dicas para escolher a máquina mais adequada’, entre outros temas, e as notícias podem tratar dos maiores fotógrafos, exposições fotográficas, etc.

Blog

Um blog é uma página com posts, que objetiva o diálogo com públicos estratégicos de forma bastante segmentada e diferenciada, num contexto de comunicação bidirecional, ou seja, um post é publicado e seus clientes podem responder rapidamente, tornando-se um meio prático de comunicação para entender melhor seu público.
O conteúdo do blog deve ser de qualidade e constantemente atualizado, com temas atuais e relevantes para seus clientes, importante também ser otimizado para as ferramentas de busca, como o Google.

Mapa do Site/Sitemap

Para sites com muitas páginas e links, é importante ter uma página exclusiva para um Mapa do Site, que mostra aos visitantes como o site está estruturado, quais as suas secções e respectivos conteúdos. Isto reforça a rede de links internos, facilitando seu site ser encontrado nos motores de busca, além da indexação de todas as páginas.

Garantias e Políticas

Quando sua empresa tem políticas internas específicas ou que precisam ser destacadas, como certificações, é importante ter uma página exclusiva.
O conteúdo desta página deve descrever a política de garantia, de reembolso, de troca, de vendas, de devoluções, de certificação, etc, para que seus clientes se sintam mais confortáveis quando contratarem sua empresa.
O texto deve ser claro, de fácil compreensão e completo.

Agenda de Eventos

Se sua empresa trabalha com eventos, apresentações (no caso de artistas), ou realiza cursos e treinamentos, é importante avisar as datas, locais e horários que estes eventos ocorrem. Assim, uma página de agenda é bastante pertinente para deixar seu público bem informado.

Galeria de Fotos

Se sua empresa trabalha com obras artísticas, arquitetônicas, fotografia, ou não tem loja virtual e gostaria de apresentar seus produtos/serviços on-line, uma página de fotos é importante para ilustrar sua empresa aos clientes.
Publique fotos apenas de boa qualidade, de preferência exclusivas. Caso utilize fotos de terceiros, fique atento com os direitos autorais.

A Empresa na Mídia

Se sua empresa é bastante divulgada na imprensa e mídias públicas, uma página para mostrar aos seus clientes esta repercussão é pertinente.
Inclua nesta página todas as informações, artigos, fotos, links, notícias e reportagens que tenham aparecido na mídia, seja imprensa, TV, rádio ou internet.

Links

É uma página pouco utilizada, mas pode ser útil caso sua empresa tenha muitos fornecedores ou parceiros ou utilize apoio de órgãos governamentais, onde o link é para consulta de legislação e regras. Esta estratégia é interessante para atrair mais visitantes a seu site a partir de outras páginas.
O conteúdo desta página deve ter os links para os sites para empresas de terceiros e órgãos públicos. Ideal que tenha logotipo da empresa linkada, sempre com permissão de utilização de marcas.

 

Estas são algumas das páginas possíveis para sites institucionais. Conforme a atividade de sua empresa há outras formas de divulgar o trabalho, como uma página com vídeos ou e-books.

É importante, antes de começar a escrever os textos, criar um plano para o site e definir as páginas e o conteúdo de cada uma. A partir disso, olhar o projeto sob a ótica do cliente, verificando modificações e melhorias. E para todas as páginas do site, o conteúdo deve ser: original, relevante, atualizado, otimizado aos buscadores, na linguagem adequada ao seu público de interesse, claro, bem escrito e com fluência e lógica. Assim, seu site terá mais possibilidade de sucesso!

Precisando de apoio para o conteúdo do seu site institucional, Fale com a Conteúdo e Cia.

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