Marketing para mídias sociais: conteúdo e interação


Postado em 30/07/2014 por Conteúdo e Cia

O marketing nas redes sociais é um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Facebook, Instagram, Twitter, Google+, LinkedIn, YouTube, Pinterest, SlideShare, entre outras, são cada vez mais importante para fortalecer a marca e a atuação de uma empresa. Via conteúdo nas mídias sociais, as empresas encontram consumidores:

  • 53% delas via Twitter
  • 61% via LinkedIn
  • 67% via Facebook

Entretanto, nos últimos tempos, os objetivos para as mídias sociais mudaram.

A nova tendência é de aproximação com o cliente e criação de relacionamento no longo prazo, não mais a simples propaganda e comercialização de produtos. É preciso prender a atenção e sensibilizar o seguidor, fidelizando-o a sua empresa.

As estratégias para marketing nas mídias sociais devem ser apoiadas em um tripé: conteúdo, produto e relacionamento, com constante melhoria a partir do monitoramento dos resultados.

Conteúdo

As ações de marketing de conteúdo objetivam engajar e criar laços com os clientes e seguidores. Portanto, é preciso saber quais os assuntos preferidos pelo seu público, ser criativo, ter imagens ilustrativas e estimular a participação do público com perguntas e produção colaborativa. Isto faz com que os próprios clientes escrevam sobre a marca, produtos e serviços e compartilhem com mais facilidade as informações.

O objetivo principal do conteúdo é ser um elo com os clientes em potencial, para só depois introduzir, de forma muito sutil, uma mensagem publicitária.

Crie conteúdo útil e específico para as mídias sociais e não fuja do estilo de sua empresa. Defina também a regularidade da postagem, pois a frequência e horário variam conforme cada rede.

Produto

Descontos exclusivos, promoções incríveis e vantagens para os seguidos são ótimas formas de divulgar os produtos/serviços de uma empresa nas redes sociais e fidelizar clientes. Esta estratégia é bastante utilizada em datas comemorativas e calendários promocionais.

Importante criar chamadas e imagens especiais e criativas com o objetivo de apresentar os benefícios e o melhor de seus produtos e serviços, deixando por último a mensagem de venda direta.

Relacionamento

As mídias sociais aproximam a empresa dos clientes de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada, onde se conhece as necessidades e anseios do público alvo de forma mais direta.
Estes canais vão servir de atendimento e interação com os clientes e deve ser permanente. Nada de deixar seu perfil como um mural de promoções, sem interatividade e sem mensagens.

Esteja preparado também para receber críticas ou comentários negativos. É fundamental utilizar estas mídias para resolução de possíveis problemas, demonstrando responsabilidade e comprometimento da empresa com seus clientes.

Monitoramento

O monitoramento do conteúdo publicado, curtido e compartilhado irá medir o desempenho de sua empresa nas redes sociais. Isto possibilita de forma rápida a correção de estratégias e até a mudança total.

Importante salientar que uma estratégia de marketing nas redes sociais é uma ação de médio e longo prazo, pois os relacionamentos são criados durante meses. Então, tenha um planejamento consistente por longo tempo, com estratégias e objetivos bem delimitados.

Então pense em conteúdo e interação e entre com tudo nas redes sociais!

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