11 passos para criar e divulgar um e-book


Postado em 24/09/2014 por Conteúdo e Cia

Como atração de leitores, fidelização de clientes ou infoproduto comercializável, o e-book é um dos itens do marketing de conteúdo que está fazendo bastante sucesso em diferentes segmentos.

Recebemos muitas dúvidas sobre a criação de um e-book com conteúdo adequado e de qualidade e a melhor forma de disponibiliza-lo. Então, para ajudar nossos leitores e clientes, criamos este post.

Continue lendo e veja os 11 passos fundamentais para criação e divulgação de um e-book.

 

1. Boa ideia

Qualquer livro precisa ter uma boa ideia como foco principal, tanto livros de ficção quanto de práticas de gestão. Os e-books não são diferentes. Então, o primeiro passo para criação de um e-book é ter uma boa ideia.

 

Pare um tempo e escreva uma frase ou parágrafo que possa resumir a ideia principal do e-book. Assim, você não perderá o foco até o final.

 

2. Desenvolva sua ideia

É hora de começar a pensar maior. Então, expanda sua ideia.

Comece com a ideia básica que foi escrita anteriormente e pense nos diferentes aspectos sobre ela. Estes aspectos serão os capítulos, seções e partes do e-book.

É útil desenhar um mapa mental ligando os temas do e-book, do início ao fim do livro, ou seja, da apresentação da ideia à solução. Tudo para envolver o leitor em todas as etapas do livro.

 

3. Organize os detalhes

A partir da expansão da ideia, há muitas informações sobre a ideia do e-book. Então, é hora de organizar todos os tópicos em um delineamento lógico, visando que qualquer leitor consiga um ritmo bom de leitura e uma fluência do assunto.

Aqui tem uma dica importante: todos os conceitos abordados no e-book devem ser explicados logo no início, para não deixar o leitor perdido. Os conceitos mais avançados podem ser apresentados nas seções.

Organizou as seções do livro e há mais de 50 partes pequenas? Então, veja como elas podem ser agrupadas, para que o e-book fique mais compacto e aborde todas as informações importantes.

 

 

4. Mãos à obra

Após a organização, chegou a hora de escrever o conteúdo do e-book.

Nesta hora não se preocupe com títulos, tabelas ou estilo de formatação. Pense apenas no conteúdo que irá oferecer ao leitor.

Alguns autores começam a escrever por um capítulo aleatório que lhe parece mais fácil. Outros optam por escrever o conteúdo em sequência. Outros ainda iniciam pelo fim e desenvolvem o conteúdo até o início.

Mas, seja qual for seu método de escrita, lembre-se que escrever um bom conteúdo exige tempo e dedicação.

 

5. Revisão

Terminou todo conteúdo do e-book. Ok! Agora chegou a hora de revisar todo texto com um olhar mais crítico. Observe a ordem dos capítulos e suas seções. Faz sentido?

Muitas vezes, na hora da revisão, percebe-se que nem sempre a ordem original é a mais lógica. Então, agora é o momento de mudar a ordem, inverter capítulos, editar e, se precisar, reescrever alguma parte.

Uma dica: se há um conceito pequeno, porém fundamental para o livro, e não há um capítulo ou uma seção sobre ele, adicione uma nota de rodapé com o conceito.

 

6. Detalhes de conteúdo

Conteúdo principal do e-book escrito e revisado? Perfeito. Agora é hora de acrescentar todos os detalhes.

Pense nos títulos: estes devem ter destaque para chamar a atenção do leitor. Títulos simples e objetivos fazem muito sucesso, por exemplo: “Como fazer tal coisa”. Se o titulo é amplo demais e já foi utilizado em outras obras, uma dica é utilizar um adjetivo ou colocar um nome, por exemplo: “Guia Conteúdo e Cia sobre como fazer tal coisa”.

Nesta etapa é preciso rever também todas as fontes utilizadas no e-book e cita-las sempre que aparecerem.

Acrescente um prefacio e os agradecimentos, caso forem necessários.

Nesta etapa também se elabora a Ficha Técnica, contendo as informações de direitos autorais, reprodução e ISBN, se houver.

 

7. Capa

Assim como em livros físicos, a capa é um atrativo fundamental para o e-book.

Então, pela importância em cativar os leitores, considere até mesmo comprar uma capa de um profissional qualificado. Se optar por elaborar a capa, certifique-se de ter a permissão de uso da imagem da capa.

 

8. ISBN

Para dar mais credibilidade aos e-books para comercialização, obtenha um ISBN.

ISBN significa International Standard Book Number e é um código de 13 dígitos único, que é atribuído a um livro, CD, audiolivro e e-book.

Cada formato, ePub, pdf, impresso, CD, etc, que você vende ou distribui requer um ISBN diferente.

Para obter um, vá ao site isbn.org e efetue a compra de um ISBN ou de um blocos de 10 e adicione o ISBN a quaisquer versões do e-book.

 

9. Resumo de publicação

Para divulgação é importante ter um resumo do e-book, a sinopse.

Separe o título da obra, títulos de capítulos e seções, número de seções, número de páginas e escreva um resumo do livro. Estas informações serão publicadas em todas as mídias de divulgação.

 

10. Plataforma de publicação

O formato do e-book tem a vantagem de ser completamente livre para quem quer publicar independentemente de editora, além de ser gratuito. Assim, e-books ‘curtos’ que não poderiam ser impressos, podem ser divulgados livremente e são válidos.

Existem milhares de formas de publicar um e-book, variando de acordo com o público-alvo da obra.

Algumas plataformas como a Amazon Kindle, Lulu e Bookess publicam o e-book e oferecem serviços pagos, oferecendo também royalties.

Para publicar ampla e gratuitamente na internet, prefira o formato de disponibilização em pdf ou ePub, que podem ser baixados via uma Landing Page.

Estudos mostram que uma landing page pode aumentar em até 47% as vendas de uma empresa e podem aumentar em até 80% as taxas de conversão em relação à uma página tradicional.

 

11. Divulgue

E-book pronto, chegou a hora de dar publicidade.

As redes sociais são ótimos meios para ganhar visibilidade, com posts relativos ao assunto que o e-book aborda, onde encontra-lo, como obtê-lo, etc.  

E-book é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo para iniciar sua lista de e-mails, ter conversões e fidelizar clientes.

Ainda tem dúvidas? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a Conteúdo e Cia.

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